Remoção|humanizada

0
1299

Foto:

Remoção humanizada

Para a edição do mês de agosto do Guia da Vila, a reportagem conversou com o Dr. Antonio Juviniano Santana de Aragão, médico psiquiatra e psicoterapeuta, associado da ABP – Associação Brasileira de Psiquiatria, Colaborador do Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP e proprietário da Mental, uma empresa especializada em remoções psiquiátricas.
De acordo com o médico, a ideia surgiu ao perceber uma carência na qualidade desses serviços. Além disso, observou, essa tarefa deve ser feita por uma equipe qualificada, profissionais da enfermagem e um psiquiatra, todos preparados para atender o paciente e dar uma atenção especial à família que, em muitos casos, não sabe como lidar com a situação. “Não é fácil ter um parente que faz uso compulsivo de alguma substância química ou que sofre de algum quadro psiquiátrico. Ambos os casos infelizmente acabam provocando muita angústia”, explica.
A proposta da Mental, segundo o Dr. Antonio Juviniano, é diferente de muitas empresas de remoções existentes no mercado, nas quais os procedimentos são realizados por pessoas que não são da área da saúde. “Nossa equipe reconhece que o paciente e as pessoas próximas a ele precisam de cuidados diferenciados, realizados por profissionais especializados para esse tipo de serviço”.
Infelizmente, existem situações que nem o paciente e nem a família percebem que há necessidade de um tratamento. Pensando nisso, o especialista pontua a importância das pessoas ficarem atentas aos primeiros sinais de mudanças como, por exemplo, maior agressividade, isolamento social ou alterações do humor, para que qualquer comportamento estranho à sua normalidade possa ser avaliado por um profissional da área da saúde mental.
“No caso do Resgate Especializado em Dependência Química, o procedimento é visto como uma primeira etapa no tratamento. E, portanto, é de significativa importância”, completou o psiquiatra.
Para todos os procedimentos realizados pela Mental, há um termo de autorização e responsabilidade civil da remoção, onde consta uma série de dados e informações para um atendimento dentro dos padrões legais.
O atendimento é 24 horas e abrange todo o território nacional.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA