A moda HQ da Glauco Cartoon

0
1849

Foto: Gerson Azevedo

Gerson Azevedo
A Glauco Cartoon é dedicada a moda com humor

Sonho do cartunista Glauco e do filho Raoni, a Glauco Cartoon tornou-se realidade em abril deste ano e a Vila Madalena foi escolhida para sediar a novidade.

O paranaense Glauco Villas Boas pertencia à família dos sertanistas Orlando, Claudio e Leonardo Villas Boas. Um dos principais cartunistas do Brasil, criativo, talentoso e com traço simples, foi o criador de personagens memoráveis como Geraldão e Dona Marta entre outros. Em março de 2010, ele aos 53 anos e o filho Raoni, 25, foram assassinados por Carlos Eduardo Nunes, 24 anos, com problemas psiquiátricos e frequentador da Igreja Céu de Maria que realizava cerimônias do Santo Daime, comandada pelo cartunista, localizado na zona rural de Osasco.

Glauco começou a carreira de cartunista em Ribeirão Preto (SP), foi descoberto pelo jornalista José Hamilton Ribeiro, que dirigia o jornal Diário da Manhã. Glauco foi premiado no Salão Internacional de Humor de Piracicaba e também na 2ª Bienal de Humorismo Gráfico de Cuba. Em 1984 passou a publicar suas tiras na Folha de São Paulo, convidado por Angeli. Foi redator de programas de humor como TV Pirata e publicou vários números da revista Geraldão entre 1987 e 1990, além de colaborador habitual de revistas como Chiclete com Banana e Circo. Junto com Angeli e Laerte criaram “Los 3 Amigos”. Integrou banda de rock e criou para as crianças o Geraldinho, versão infantil do Geraldãoi. Era adepto do Santo Daime e fundou em seu sítio a igreja Céu de Maria, centro daimista, onde foi assassinado.

“Glauco era um doce de pessoa e a violência contra ele e o Raoni não combinava com eles”, lembra Beatriz Galvão, a Bia, artista plástica e companheira de Glauco por 14 anos e que presenciou o duplo homicídio. “A loja é uma forma de não esquecer o trabalho de Glauco e de seus dois amigos e cartunistas Angeli e Laerte”, explica.

Arte de Glauco, Laerte e Angeli em um mesmo lugar
Arte de Glauco, Laerte e Angeli em um mesmo lugar
Em dezembro de 2019, Bia lançou o site Glauco Cartoon com uma coleção de objetos e roupas com estampas dos cartuns e tirinhas dos três artistas. “Quando decidimos abrir a loja física, procuramos um imóvel na Vila Madalena, reduto de cartunistas e outros artistas”, diz Bia.

Na Glauco Cartoon, os fãs deste tipo de arte, encontram uma variedade de produtos com temas dos personagens dos três artistas. Desde canecas, sandálias, roupas, camisetas, livros, artigos de papelaria com personagens como Rebordosa e Bob Cuspe, do Angeli, Geraldão, do Glauco e os gatos, da Laerte, e temas como ecologia.

“Todas as coleções são idealizadas por nós e produzidas por empresas contratadas”, informa Bia, a responsável pela loja. “E pretendemos ampliar a oferta de outros produtos com a inclusão de novos artistas e cartunistas”, avisa.

As camisetas são os itens mais vendidos na Glauco Cartoon. E para satisfação de Bia, “é grande o número de jovens que buscam aqui suas camisetas e outros produtos”.

Glauco Cartoon-GA (2)Além dos produtos, Bia ressalta que o local tem como propósito ser um espaço cultural com o lançamento de livros e exposição de trabalhos artísticos como os originais cartuns do Glauco que de tempos em tempos são trocados e assim a arte do artista não será esquecido.

Todos os produtos disponíveis na Glauco Cartoon também estão disponíveis no site. (GA)

Glauco Cartoon, Rua Purpurina, 299, Vila Madalena, Telefone 95555-7440 (Whats), @glaucocartoon, www.glaucocartoon.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA