Espaço de brincar e aprender

0
2927

Foto: Divulgação

Divulgação
Espaço onde a brincadeira faz parte do aprendizado

Com 20 anos de existência, a Escola Espaço Brincar segue a metodologia sócio construtivista e acreditam que todo aprendizado é construído através de vínculos de afeto.

A escola teve início como um coletivo. “Eu fui mãe de gêmeos e já atuava em educação. Começamos em uma casa com quintal. Queríamos que as crianças pudessem ter contato diário com a natureza”, explica Flora Marques de Azevedo Giannini que junto com Carolina Buarque Morales e Lucia Marques de Azevedo são sócias da escola.

As sócias Flora e Carol (Foto/Gerson Azevedo)
As sócias Flora e Carol (Foto/Gerson Azevedo)
A escola tem uma área com árvores frutíferas – mangas, jabuticaba, abacates, pitanga. A estrutura acolhedora foi construída para as crianças e tem brinquedos ao ar livre, piscina de areia, espaço de terra batida e salas arejadas. “Neste espaço desenvolvemos muitas brincadeiras, inclusive com o uso de água.

“As crianças têm um espaço onde elas possam soltar a imaginação. Diariamente a rotina é pensada nas crianças, mas somos flexíveis se for preciso mudar o planejado. Aqui, a criança é o centro de nosso olhar”, diz Carol.

A proposta pedagógica da Espaço Brincar, valoriza a interação entre as crianças de idades diferentes. São crianças de 1 a 6 anos de idade. “Promovemos, aqui, diversas atividades para que elas possam se colocar e conhecer”. Para as sócias, “até os conflitos são bem vindos! Crianças disputam atenção, brinquedos… E a vida adulta é assim. Mas quando isso acontece, entram as regras de convivência, o que pode e o que não pode… que é outra forma de aprender”, lembra Flora.

As crianças aqui acompanham todos os ciclos de alimentos. E frequentam a Horta das Corujas, horta comunitária próxima da escola. Fazem ações de cidadania e através do minhocário aprendem a cuidar do meio ambiente.

IMG-20190823-WA0017Na Espaço Brincar as crianças ficam em período parcial – manhã ou tarde, ou em período integral. Para atender aos pequenos, a escola conta com equipe afinada com as propostas da escola formada por coordenadoras, sete educadores além das diretoras que sempre estão presentes na escola.

A parceria entre a escola e os pais é um tema que Flora e Carol destacam na escola que dirigem. “Valorizamos muito essa parceria entre as famílias e a escola. Fazemos questão que os pais ou responsáveis entrem na escola para deixar ou buscar a criança. Neste momento, elas podem compartilhar com a escola alguma mudança de comportamento da criança. E quando retiram as crianças também são informados dos acontecimentos diferentes que aconteceram no dia com a criança”, diz Flora e informa que são regulares reuniões entre a escola e os pais. Ela conta que algumas mães reclamam da falta desse relacionamento quando a criança sai da Espaço Brincar para uma nova etapa escolar.

A escola recebe novos alunos de acordo com a disponibilidade de vagas, limitadas a 45-50 alunos. (GA)

Escola Espaço Brincar, Rua Beatriz, 77, Vila Beatriz, Telefone 3034-4832, www.espacobrincar.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA