1º Encontro da Rede CriatiVoz de Artebilidade no Teatro Brincante

0
1743

Foto:

AlexZ (centro), Ivone e Aládia, fundadores do coletivo. (Divulgação)

No dia 9 de março no Teatro Brincante, acontece o 1º Encontro da Rede CriatiVoz de Artebilidade – Conferência de Artes e Artesanato e Empreendedorismo, com palestras de artesãos e especialistas desta arte brasileira.

O evento é organizado pela Rede de Amigos CriatiVoz e segundo os organizadores, “serão abordados vários assuntos relevantes de empreendedorismo para todos os nichos do artesanato, inovação dos representantes de serviços e matérias-primas, especialistas da área de bem-estar, marketing digital e não menos importante os artesãos relevantes que inspiram e aquecem o universo do Artesanato”, afirma Álex Z, artista plástico que tem ateliê na Vila Madalena e fundador da CriatiVoz com a parceria das artistas Ivone Nery e Aládia Ruiz.

Álex Z conta que a rede foi formada através de um grupo de WhatsApp “para nos mantermos próximos, já que somos de vários estados. Criamos o CriatiVoz para valorizar e dar voz aos artesãos brasileiros. Formamos uma rede de professores e especialistas das artes e do artesanato com a filosofia de inspirar os profissionais de artesanato no momento em que a arte ganha mais valorização nacional e internacional”.

Pesquisa do Sebrae em 2022, revela que são mais de 8,5 milhões de artesãos em atividade no Brasil e movimentam cerca de R$ 100 bilhões por ano. Esses artistas atuam no universo da moda e de acessórios, objetos decorativos, confeccionando uma arte exclusiva, de qualidade e consciente. A pesquisa revelou que eles são em sua maioria da região Nordeste com 37,4%, seguido pelo Sudeste 30,3, Norte 18,2, Centro Oeste 10,1 e Sul 4.

“O encontro será a oportunidade de artistas e artesãos se conhecerem e serem conhecidos pelos colegas. Além do networking, terão mais conhecimento e manter o DNA e a essência de cada um’, lembra Álex Z que cria bolsas sustentáveis.

A escolha pelo teatro Brincante, informa Álex Z, “por ser a Vila Madalena um polo cultural e criativo. Atuo aqui há mais de vinte anos e me considero um fomentador da cultura de manualidades do bairro. Com o projeto pensado e junto com as artistas Ivone Nery (cria bonecos em EVA) e Aládia Ruiz (professora e especialista em costura criativa com material sintético) colocamos em prática e o Brincante, com sua história de luta e resistência foi a escolha ideal para o encontro e eles toparam.”

Estão programadas 18 palestras abordando temas variados como terapia, psicologia, inspiração, valorização do trabalho, cuidado com o bem-estar, entender as parcerias, ferramentas para diferenciar seu trabalho além de depoimentos pessoais onde o artesanato serviu para mudança de vida. O encontro é aberto a profissionais e pessoas que pretendem se tornar artesãos e está limitado a 80 participantes com ingressos a R$ 197, que podem ser comprados em sympla.com.br/evento/1-encontro-da-rede-criativoz-de-artebilidade—conferencia-de-artes-e-artesanato-e-empreendedorismo/2339110

Para a realização do evento, a Rede CriatiVoz conta com o apoio das Frantec Máquinas, Personal Arte, Clicheria Brasil, Oficina da Costura, Embalagens Nino, apoio institucional do Centro Cultural Vila Madalena e da Secretaria de Cultura do Acre. (GA)

1º Encontro da Rede CriatiVoz de Artebilidade
Conferência de Artes e Artesanato e Empreendedorismo
Teatro Brincante
Rua Purpurina, 412, Vila Madalena
Instagram.com/amigoscriativoz

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA