Balada para adolescentes

0
801

Acabou o fim de semana. A segunda-feira é um dia de angústia para muitos adolescentes. É o momento em que surgem as dúvidas sobre aquilo que eles fizeram ou não conseguiram fazer, principalmente em relação à afetividade.
É na segunda-feira que a procura pelo atendimento do Disk Adolescente, serviço telefônico estadual direcionado aos jovens para o esclarecimento de dúvidas sobre sexualidade, aumenta bastante. Segundo a ginecologista Albertina Duarte Takiuti, coordenadora do Programa de Saúde do Adolescente, o fim de semana é um momento em que os jovens se expõem mais a relações sexuais com risco, a rejeições do parceiro, a traições e a outras dificuldades características da idade. É depois das baladas do fim-de-semana que eles ficam mais ansiosos em saber como usar preservativos, evitar gravidez, usar pílulas do dia seguinte ou como fazer para despertar o interesse da pessoa amada”, afirma a coordenadora do programa.
Para tornar a segunda-feira mais agradável e para apoiar os adolescentes, de 12 a 20 anos, Dra. Albertina criou a Balada da Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. Mais do que o nome diz, o programa oferecerá, na Casa do Adolescente de Pinheiros, serviço profissional das equipes do Programa do Adolescente da secretaria, formadas por psicólogos, ginecologistas, clínicos, nutricionistas e dentistas. A primeira atividade será a Oficina dos Sentimentos, com a realização de debates entre os jovens e os profissionais. Se necessário, os adolescentes poderão passar por exames – aferição de pressão, altura e peso, ou agendar atendimento.Esta etapa acontece das 17 às 19h.
Depois disso, é a vez das receitas de sucos energéticos e alimentos saudáveis, na Oficina de Nutrição, que dará oportunidade para o aprendizado da preparação e degustação dos lanches. A primeira parte da iniciativa termina com o Plantão das Emoções, dedicado aos esclarecimentos em consultas individuais. Na segunda parte, das 19 às 21h, ocorrerá a balada propriamente dita, com bandas de música, canhões de luzes e até DJs.
A proposta é que os próprios freqüentadores inscrevam suas bandas para a apresentação. Outras manifestações artísticas poderão ocorrer, como teatro, canto e leitura de poesias, e a exposição de trabalhos manuais – artesanato e pintura. Para participar da parte mais descontraída da balada, é necessário passar pelas oficinas.
A Balada da Saúde começará a ser realizada no dia 13 de agosto, como uma iniciativa piloto. “Quero que a idéia se espalhe por várias cidades e estados, e que possamos fazer uma integração”, diz a médica.
Quem quiser participar da Balada da Saúde já pode se inscrever, ou mesmo ir à Casa do Adolescente de Pinheiros, no dia 13 de agosto, data que marca o início deste projeto tão especial.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA