A valorização do rústico

0
1130

A Vila Madalena ganhou uma nova proposta em móveis para decoração: a Artmorfose. A loja de fabricação própria, ao contrário da tendência do mercado, acostumado ao design internacional, trabalha com um estilo de decoração natural de fazendas e sítios do interior do País.
A partir de madeiras de demolição, provenientes de imóveis da época colonial brasileira, com madeiras de lei, e o “campagne” francês, que se diferencia pelo acréscimo e detalhes em ferro, são construídas peças rústicas que respeitam a forma de fabricação e montagem da peça original. A pintura em policromia (várias camadas de tinta), típica da época barroca, também está presente em vários móveis.
De acordo com Maura Spielmann, proprietária do espaço, as madeiras nobres são selecionadas cuidadosamente e sua equipe de artesãos tem habilidade especial para trabalhar com este tipo de material a fim de cortar, encaixar e montar as peças sem interferir na beleza natural da madeira. Toda matéria-prima, reutilizada na confecção de móveis artesanais, vem dos antigos casarões da Bahia e de Minas: pisos, janelas, portas, paredes, batentes, pilares, etc.
Pregos, ferragens, dobradiças são retirados para que a madeira seja trabalhada e dê forma a mesas, armários, baús, biombos, aparadores, camas, entre outros móveis. Destacando que nenhuma peça é exatamente igual à outra. O resultado é um móvel que traz uma história, mas é despojado e requintado, se adapta a estilos diferentes de vida e decoração. Não apenas em casas de praia e campo. “São móveis esteticamente bonitos, resistentes e úteis, como eram na França e Holanda, durante a idade média, de onde vem a inspiração”, comenta Maura.
O próprio ambiente da Artmorfose traz esta mistura do medieval com o contemporâneo com paredes de tijolo aparente, piso de madeira de demolição, instalações de iluminação e refrigeração expostas. A loja também tem disponíveis tapetes, vasos de cerâmica, castiçais de ferro, rendas venezianas e holandesas, porta-lenhas, bonecas de roca, louças e pinturas. Além de almofadas feitas por crianças do Lar Escola Cairbar Schutel e produtos típicos de outros países latino-americanos, como o México e Guatemala.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA