Metrô abre para a Vila

0
1264

Foto:

www.metro.sp.gov.br

Depois de alguns adiamentos, a estação do metrô Fradique Coutinho, da Linha 4-Amarela, é aberta para o público.

É a estação mais próxima para quem mora, trabalha e frequenta a região da Vila Madalena. A inauguração oficial está agendada para acontecer no dia 15/11. Mas até o dia 21 ela vai funcionar parcialmente para ajustes de equipamentos. Apenas no dia 22 é que será integrada ao sistema do metropolitano de São Paulo. A previsão é de que, pela estação, circulem mais de 15 mil passageiros por dia, em média.

Com área construída de 14.260 m2, a estação terá dois acessos: um pela Rua dos Pinheiros e outro na Rua Fradique Coutinho. Seguindo o padrão arquitetônico da Linha 4-Amarela, tem o acabamento em cerâmicas esmaltadas nas cores amarelo, roxo e vermelho. A nova estação é acessível para usuários com deficiência, idosos, grávidas e pessoas com crianças de colo. Elevadores fazem a ligação da rua com o mezanino e dele com as plataformas. Piso podotátil, fita antiderrapante nos degraus das escadas facilitam a acessibilidade.

Construída há mais de 16 metros de profundidade, a construção do corpo da estação exigiu a retirada de 45 mil m3 de terra, areia e argila, o equivalente a 4.200 caminhões basculantes. Para as obras do túnel, foi utilizado um “megatatuzão” de 1.800 toneladas e 9,5 metros de diâmetro. O equipamento construiu 882 metros de via entre a Faria Lima e a Fradique Coutinho e foram necessários 588 anéis de concreto para a execução do túnel. No entorno da estação, o Metrô revitalizou 2 mil m2 de calçadas na Rua dos Pinheiros, refez o sistema viário e melhorou a iluminação da área. Enterramento de fiação e cabos das redes elétrica, telefônica e de TV a cabo deixaram o trecho com um visual mais limpo.

A rede metroviária da cidade tem um total de 78,4 km em funcionamento. O total de estações do sistema metroviário passa a ser de 68, sendo 61 operadas pela Companhia do Metrô e sete pela concessionária ViaQuatro, que é responsável pela estação Fradique Coutinho. 

www.metro.sp.gov.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA