Espaços divididos

0
1422

Foto:

O hábito de dividir espaços físicos para viabilizar e diminuir os custos nos negócios nasceu nos EUA

O hábito de dividir espaços físicos para viabilizar e diminuir os custos nos negócios nasceu nos Estados Unidos. Quem puxou o movimento foram os universitários e os free-lancers.

Alguns restringem a participação de pessoas ao tipo de projeto que querem implantar, outros locam salas ou estações de trabalho para quem quer fazer uso temporário. Há os espaços mais informais e aqueles que prezam pelo ambiente corporativo. Em comum, os responsáveis pelos coworkings, ou locais de trabalhos compartilhados, têm como prática a divisão no valor das despesas ou a cobrança pelo uso do espaço.

No Brasil, a prática está ficando tão frequente que no dia 9 de agosto foi realizado o Coworking Day!, em São Paulo, onde foi possível, para integrantes dessa comunidade, conhecerem instalações em funcionamento na cidade e trocarem ideias. O site Movebla (www.movebla.com), especializado no assunto, mostra, em pesquisa, como esse mercado vem se desenvolvendo em terras brasileiras. Na página, há um mapa com endereços espalhados pelo país e matérias de comportamento. No Facebook também foi criado uma página onde coworkers compartilham experiências: facebook.com/groups/coworking. A seguir, damos algumas sugestões desses espaços na região da Vila Madalena.

HUB Vila Madalena
O HUB é o espaço de trabalho colaborativo para conectar pessoas que trabalham com negócios e projetos sociais. São 43 HUBs no mundo: o da Vila Madalena, em cima do Ekoa Café, e o da Bela Cintra são partes dessa Rede. “É direcionado para quem tem iniciativas de impacto social ou queira se envolver com isso”, detalha o diretor Henrique Bussacos. A pessoa pode contratar plano de horas, mas tem de estar vinculada com a proposta da Rede. O HUB da Vila Madalena aluga o espaço para eventos também.

Rua Fradique Coutinho, 914
Telefone 3639-8574
Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 10 às 18h
www.the-hub.com.br

Estação Coworking
As irmãs Maria e Lourdes de Alcântara Machado são da área de marketing e advocacia, respectivamente, o que sugere que a ideia das duas de montar um local onde profissionais diversos pudessem trabalhar juntos aplica-se na prática. “Não selecionamos as pessoas em função da atividade”, pontua Maria. E acrescenta: “Sabe aquele contato do Face? Você encontra aqui”. Portanto, a possibilidade de um trabalho “sobrar para o outro” por meio desta rede de contato é real. Entre outras pessoas, já compartilham deste ambiente funcionários de uma assessoria de imprensa para restaurante e de uma editora. Despesas divididas, planos customizados – incluindo a possibilidade de se trabalhar madrugada a dentro –, para o uso de um dos 30 postos de trabalho, área externa, cozinha, storage.

Rua Mourato Coelho, 957
Telefone 3031-0026
Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 9 às 21h
http://estacao.co

Estufa
São dois anos neste espaço de trabalho cuja gestão é descentralizada. O idealizador, Caio Tendolini, conta que o espaço é pequeno. A restrição é feita pela proximidade pessoal e temática. “Tem de ser alguém conhecido e com atividade complementar”. A temática é sociocultural. Vantagem apontada por Caio: espaço de empreendedorismo e inovação. “Trabalhamos com risco como todos os outros”.

Rua Inácio Pereira da Rocha, 25
Telefone 2367-1802

O Gangorra
Aline Cavalcanti e Evelyn Araripe, Laura Sobenes e Pedro Ishikawa estão à frente do espaço. “Tentamos ser incubadores de projetos sobre qualidade urbana e qualidade de vida, com viés da mobilidade”, diz Aline. O grupo vende conteúdo na temática da mobilidade urbana e o uso seguro e responsável da bicicleta.

Rua Mourato Coelho, 1.344
Telefone 3938-7366
Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 9 às 21h
www.ogangorra.com.br
www.facebook.com/ogangorra

Conceito Negócios
Escritório montado pelos sócios Gustavo Almeida e Marcelo Ribeiro num prédio corporativo. Tem infraestrutura completa, com estação de trabalho, mesa, cadeira, telefone, internet e energia elétrica em redundância, ou seja, sem risco de interrupção de luz. Os pacotes oferecidos são variados e começam por um mínimo de locação de 20 horas mensais ao custo de R$ 10,00 a hora. O plano full pode chegar a R$ 1.500,00 mensais sem limite de uso da sala de reunião. Todos os segmentos são bem-vindos,  horas por dia, desde que obedeça a uma regra, sem exceção: o ambiente é corporativo, portanto, não é possível entrar de chinelo nem bermuda.

Rua Claudio Soares, 72, 13º andar
Telefone 4063-6190
Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h30 às 18h
www.conceitonegocios.com

COMPARTILHE
Artigo anteriorÉ aqui|mesmo
Próximo artigoÉ goooooolll!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA