A casa do|som instrumental

0
1086

Foto:

A casa da música instrumental

Fora do burburinho da Vila Madalena mas não tão longe dela, a Casa do Núcleo é um espaço cultural diferenciado, com programação eclética dedicada à música brasileira contemporânea, tradicional e instrumental.
Aberto em março de 2010, o espaço foi idealizado por Benjamim Taubkin, pianista e produtor musical.  A casa é uma ampliação das atividades da produtora Núcleo Contemporâneo que ele criou em 1997. “Como pianista, sempre produzi meus CDs e de outros músicos. Com a Casa o público pode conhecer esses músicos”, diz. Ele, além dos CDs gravados é autor do livro Viver de Música.
Um pequeno palco e plateia para 60 pessoas além de um café e uma loja onde são vendidos CDs, DVDs e livros sobre música.
A programação mensal é feita por Benjamim e seu filho, o contrabaixista João Taubkin. “Promovemos aqui todos os tipos de músicas e suas diversas linguagens. Muitos dos vários músicos que se apresentam por aqui, estão de passagem pela cidade”. Isso acontece graças ao conhecimento e as viagens que Benjamim faz pelo mundo como pianista e também como curador do festival Mercado Cultural da Bahia que acontece a mais de uma década em Salvador.
Alguns músicos que se apresentam também participam de workshops, oficinas e debates. Estiveram aqui, músicos de Israel, Marrocos, Coreia do Sul entre outros.
Um acervo com mais de três mil títulos entre CDs e livros sobre música também é disponibilizado a pesquisadores e ao público em geral. “Este material fui trazendo nas diversas viagens que já fiz. São CDs que raramente se encontra em lojas e muito menos tem execução em rádios. É uma pena, porque o público deixa de conhecer o que se faz em matéria de música pelo mundo”. Pode-se ouvir, sem custo, os  CDs e consultar os livros disponíveis mas não permite fazer cópias e nem empréstimos.
A produtora tem um catálogo com mais de 70 CDs em vários estilos musicais.
Neste início de ano, a Casa se dedica mais às oficinas e workshops para músicos. Veja a programação de shows e cursos acessando o site.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA