Rua Harmonia ganha portão

0
898

Foto:

Rua Harmonia ganha portão

O verão vem aí e quando chove muito, alguns trechos da Vila Madalena, ficam submersos. Essas inundações, além do tumulto que causam provocam  prejuízos para comerciantes e moradores. Um desses pontos que alagam é o trecho do Córrego Rio Verde, localizado entre as ruas Rua Harmonia e Girassol.
A Subprefeitura de Pinheiros acaba de instalar um novo portão de ferro para evitar que o córrego seja usado para descarte de lixo. Segundo Flávio Pires, empresário da Vila Madalena e presidente da AGEAC (Associação de Gastronomia, Entretenimento, Arte e Cultura da Vila Madalena), “Pedimos à subprefeitura a limpeza e a colocação do portão. Foi colocado um cadeado e esperamos que os moradores de rua e os camelôs que circulam pela Vila não joguem lixo. Esperamos que isso ajude a diminuir o prejuízo dos moradores e empresários da Vila Madalena”.
O novo portão fica fechado com cadeado para evitar a entrada de pessoas e dificultar o descarte de lixo e materiais que inevitavelmente podem entupir as bocas-de-lobo. Com isso, espera-se aumentar a vazão ao fluxo de água das chuvas do próximo verão.
Devido ao volume de água das chuvas mais intensas, a parte canalizada do Córrego Rio Verde, não consegue absorver a água da chuva. As águas quando chegam à Rua Harmonia, não tem vazão por causa do lixo acumulado e daí surgem as enchentes.
“A galeria que vem desde a Rua Medeiros de Albuquerque, passa pela Harmonia e Girassol está impermeabilizada e pequena e não consegue absorver o grande volume de água da chuva”, diz Flávio.
Para David Novais, dono da Projeserv Marcenaria, na Rua Harmonia, também sofre com as enchentes.  “Quando o verão chega e temos chuvas mais intensas, o alagamento aqui na região é inevitável”. Ele conta que viu enchentes em todos os 25 anos que tem sua marcenaria ali instalada, “Para minimizar o problema, instalamos um sistema de comportas que evitar que a água entre em nossa marcenaria. Mas, apesar da comporta, já tivemos água entrando por aqui, infelizmente”.
Agora além de esperar que as próximas chuvas de verão não sejam tão intensas, é torcer pela conscientização das pessoas para jogar o  lixo nos lugares adequados. (GA)

COMPARTILHE
Artigo anteriorCursos
Próximo artigoMente saudável

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA