Mente saudável

0
1282

Foto:

Janine e Richard Robertson

Seis milhões de pessoas no mundo todo aprenderam a técnica da Meditação Transcendental e vem utilizando essa prática para gerar benefícios em suas vidas sob vários aspectos, de acordo com Janine Decot Robertson e Richard Robertson, professores autorizados e credenciados pela Sociedade Internacional de Meditação a ensinarem a técnica aqui no Brasil.
Entre os seis milhões de adeptos configuram célebres praticantes da Meditação Transcendental, como os beatles Paul McCartney e Ringo Star, ou ainda, o cineasta David Lynch. Segundo Janine, a MT é uma técnica mental simples, que não requer esforço e é praticada duas vezes ao dia, durante 15 a 20 minutos. “A mente se aquieta naturalmente para níveis mais tranquilos do processo do pensamento, até que o praticante alcance um nível chamado de consciência pura”. Quando a mente se aquieta, o corpo também se aquieta, explica Janine, “e atinge um estado de repouso e relaxamento ainda mais profundo ao daquele alcançado durante o sono profundo”.
A maioria das técnicas de meditação trabalha em duas áreas, a contemplação e a concentração. A Meditação Transcendental ensina a pensar além do campo do pensamento.
Esta meditação não é uma religião, filosofia ou estilo de vida. É um método de autodesenvolvimento amplamente praticado e pesquisado. Mais de 600 estudos já foram conduzidos em mais de 200 universidades e centro de pesquisas, incluindo Harvard, UCLA e Stanford (EUA) com publicação em mais de 100 periódicos científicos.
De acordo com a instrutora, os benefícios para quem pratica a meditação são imediatos e aumentam com o tempo. Mente e corpo são beneficiados, além disso, observa, a tensão é eliminada. “A tensão é a base de muitos problemas no indivíduo, e quando este transtorno é eliminado, outros benefícios são desencadeados, promovendo a saúde geral do praticante”. A qualidade do sono ou a insônia, o nível de estresse, a dor de cabeça, ansiedade e medo, por exemplo, são alguns dos males contemporâneos combatidos e eliminados pela MT.
De acordo com os instrutores, qualquer pessoa pode aprender a técnica da Meditação Transcendental, inclusive crianças, que recebem um treinamento diferente dos adultos.
A próxima palestra sobre o tema acontecerá no dia 24 de novembro, uma quinta-feira, às 20 horas, e é dividida em duas partes: a primeira trata dos benefícios e do desenvolvimento potencial da mente, a melhoria da saúde, o comportamento social e os benefícios dedicados ao meio ambiente. Na segunda parte, a palestra fala da parte didática da técnica, mostrando com gráficos os benefícios comprovados por estudos, além da sua origem.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA