Consultoria faz diferença

0
1143

Construir, decorar ou reformar casa, escritório ou qualquer ambiente é sempre muito prazeroso. Mas às vezes pode ser bem trabalhoso também. Quando as dúvidas começam a aparecer, o melhor é contratar um arquiteto para dar soluções e fazer um planejamento adequado às necessidades e à verba disponível.
Sob orientação de um arquiteto tem-se a certeza que a obra está no caminho certo: com os espaços distribuídos corretamente, ventilação e iluminação adequadas e toda parte elétrica e hidráulica funcionando perfeitamente. Um arquiteto também tem know how para identificar o desejo do cliente e criar uma decoração que corresponda a essa identidade. “Como profissional costumo seguir algumas tendências, mas não de maneira radical que sobreponha os anseios do cliente. Considerando a praticidade, funcionalidade e estética da obra ou decoração tento projetar com originalidade, mas sem impor meu gosto pessoal”, afirma Giovana Pellegrini, arquiteta com mais de dez anos de atuação no mercado.
Um bom exemplo de consultoria pode ser observado aqui na Vila, na Choperia do Sacha, na rua Harmonia. Nela, Giovana tinha a tarefa de aproveitar melhor o terreno. “ O Sacha, dono do estabelecimento, queria que a área com mesas ficasse no nível da rua, deixando mais espaço para a choperia”, diz.
Desta forma, as escadas da frente do bar foram retiradas e o terreno nivelado. O salão ganhou um pé-direito bastante alto, o que geraria eco e, conseqüentemente, desconforto aos clientes. Para evitar esse problema, foi dado um tratamento acústico ao espaço. Outra solução dada por Giovana foi colocar uma “pele de vidro” na entrada da choperia, uma espécie de portão que pode ser levantado para deixar as mesas em mais contato com a rua e abaixado para absorver o som e não incomodar a vizinhança. “A choperia tem muito a cara do Sacha, mas acredito que o estilo ficou bem contemporâneo para uma choperia, que ganhou inclusive telão para os dias de jogos”.
Este foi apenas um toque de arquiteto ao que já existia. Mas Giovana também dá suporte do início ao fim da construção. Além de fazer o projeto, administra a obra, contrata mão-de-obra especializada e se encarrega das compras de materiais. “O cliente aprovando o projeto, não precisa mais se envolver com a obra”, finaliza.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA