Muito além da|cerâmica

0
1173

Foto:

A cerâmica é muito mais do que uma técnica aprendida em um curso de artesanato.

A cerâmica é muito mais do que uma técnica aprendida em um curso de artesanato. É uma arte recheada de histórias, ideias e emoções, acessível a quem quiser.

É praticamente impossível falar a palavra “cerâmica” e não se lembrar de uma das cenas mais românticas do cinema dos anos de 1990, na qual a atriz Demi Moore molda uma peça em barro enquanto é abraçada pelo seu par romântico, o já falecido ator Patrick Swayze, no filme Ghost. 

Todo o envolvimento mostrado ao público naquela parte específica da trama, entretanto, é similar à emoção sentida pelo ceramista ao trabalhar uma peça bruta, vinda da terra, na qual ele pode imprimir seus desejos, fazendo brotar um objeto único de suas mãos. 

A artista plástica e professora do curso de extensão da ECA USP (Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo), Rosani Vieira, diz que a cerâmica é um registro da história da humanidade. “Ela é instigante e oferece infinitas possibilidades aos artistas. Além disso, é imensamente prazeroso e terapêutico, porque trabalhamos com a terra e, quando estamos em harmonia com os elementos da natureza, tudo fica equilibrado”, declara.

Rosani oferece o curso de cerâmica em seu ateliê no bairro. Ela conta que seus alunos desenvolvem projetos pessoais (um vaso, uma fruteira, uma escultura, etc.) e que, antes de iniciar a primeira aula, eles conversam bastante para alinhar a ideia às técnicas específicas a serem utilizadas. 

O curso, então, dura o tempo que demorar o projeto. “A duração do curso é relativa. Eu tenho aqui pessoas que me acompanham ao longo desses dez anos, sempre aprendendo novas técnicas para seus projetos e voltando com outros.” É o caso da psicóloga Sueli Epstein, presente na data da entrevista, e que agora trabalha com pinturas de travessas e pratos. 

Dentre as técnicas ensinadas por Rosani, estão: torno, que ajuda a moldar objetos como vasos, potes, etc.; placa, para modelar objetos planos, como pratos, travessas, fruteiras, entre outros; rolos de argila e placas, ideais para montar diferentes peças; e blocos maciços, para esculpir.

Na Cerâmica & Cia, também na Vila Madalena, a engenheira e empresária Rita Forshaid expõe os trabalhos que desenvolve na loja e também dá cursos. “São inúmeros tipos de argila, de tintas específicas e de modelagem. Cada aluno vai desenvolvendo o objeto que deseja e, se começar no torno, por exemplo, e não se adaptar, pode mudar de técnica”, diz. No local, os alunos podem aprender técnicas de torno, modelagem manual e pintura em alto ou baixa temperatura.

Rosani Vieira
Rua Fidalga, 960, Vila Madalena
Telefone: 3816-7447

Cerâmica & Cia
Rua Fidalga, 387, Vila Madalena
Telefone: 3813-7531

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA