Yoga como filosofia de vida

0
2488

Foto: Divulgação

Divulgação
Edson Daniele, da Shankara Yoga, pratica yoga desde 2012

GVM 292 FEV22

A prática do yoga surgiu na Índia há mais de cinco mil anos e até os dias atuais, o yoga traz benefícios para as pessoas no seu dia a dia através de exercícios, meditação e respiração.

Porém para praticar o yoga é fundamental que se tenha um instrutor experiente. Edson Daniele pratica e estuda o yoga desde 2012 e o dono do Shankara Yoga, na Vila Madalena. Ele conta que chegou ao yoga levado pela irmã em uma aula experimental. “Conheci o yoga quando fiz uma cirurgia no joelho e segundo os médicos eu não poderia mais praticar esportes, o que sempre fiz. E com o yoga, minha recuperação foi tão boa que mudou a minha vida”.

A mudança foi grande. Edson deixou a carreira de profissional da ciência da computação para se dedicar ao yoga, estudando e praticando. “Fiz cursos sobre yoga e me formei. No ano de 2016, fui para Nova York fazer um mestrado em um asharam”. Conhecendo mais sobre o yoga, Edson descobriu que a prática vai além dos exercícios físicos. “O yoga é para toda a vida e contribui no dia a dia das pessoas a deixar a vida mais leve. O estudo não termina nunca e sempre estou estudando para conhecer e praticar melhor o yoga”.

Edson lembra que o yoga precisa ser feito corretamente e com um professor experiente e vai além dos exercícios físicos. “A parte física é importante mas o objetivo do yoga é transcender o consciente para não ficarmos presos às nossas emoções. Encarar a vida como ela é, sem sofrimentos. Tudo começa com a respiração e através dela você chega ao campo energético através da concentração e da meditação”.

Para o professor, “o yoga é um método através do qual são reconciliados todos os aspectos da personalidade humana. É um sistema de educação integral, não só do corpo e da mente, mas também do intelecto e do espírito. Yoga é a arte de viver bem. Quem pratica yoga vive feliz, com harmonia, é mais pacífico e livre de tensões. É uma ciência aperfeiçoada pelos antigos sábios da Índia, onde surgiu, e está presente em todo o planeta. É uma ciência exata, um sistema perfeito de auto cultura”.

O yoga se resume em cinco pontos. Asanas, os exercícios adequados; prayanama, a respiração; savasana, o relaxamento; alimentação adequada e o pensamento positivo e a meditação.

2202-Shankara Yoga (7)Edson além de ser professor de yoga também pratica muay thai em uma academia em Pinheiros. “Eu só consegui fazer o muay thai graças ao yoga. Graças a ele, o corpo fica mais forte, alongado e você aprende a controlar a respiração”, afirma. Ele lembra que muitos os mergulhadores de apneia conseguem melhores resultados graças aos exercícios de respiração que aprenderam com o yoga.

E quando um aluno ou aluna pede mais informações sobre o yoga, Edson se diz feliz “porque sinto que o yoga está mudando aquela pessoa, para melhor”. Além das aulas de yoga, Edson também faz atendimentos psicoterapêuticos, mediante agendamento.

Edson informa que no Shankara Yoga é possível agendar uma aula experimental e gratuita e assim conhecer na prática os benefícios do yoga. (GA)

Shankara Yoga, Rua Girassol, 796, sala 4, Telefone 99979-7799 (Whats), www.shankarayoga.com.br, @shankarayoga

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA