Mente quieta, espinha ereta… e coração tranquilo

0
889

Foto:

Mente quieta, espinha ereta... e coração tranquilo

Prática de meditação tem sido indicada até por profissionais da medicina alopática para o auxílio no tratamento de doenças.

Não é de hoje que a medicina tradicional tem conversado, aceitado e até indicado alguns métodos alternativos, como a meditação, no auxílio de tratamento aos pacientes. 
Desde 2006, a medicina complementar foi incluída no Sistema Único de Saúde – SUS –, inserindo homeopatia e fitoterapia, entre outras, no atendimento. “A meditação já é utilizada em hospitais de ponta. Alguns alunos que vieram indicados por médicos com quadros de depressão, insônia ou ansiedade nos relataram melhora no quadro”, conta a presidente da Associação Tai Chi Pai Lin e diretora do Espaço Luz, Jerusha Chang.
A meditação praticada no Espaço Luz – Sentar-a-calma –, segue o princípio taoísta, para quem vitalidade e espiritualidade, corpo e espírito, não são dissociados, mas integrados para manter o equilíbrio yin-yang físico-emocional.
De acordo com os seguidores, a meditação taoísta proporciona ao praticante um descanso profundo da mente, levando à reposição da energia e ao fortalecimento do corpo físico.
Como em toda prática, a pessoa deve sentar-se confortavelmente, esvaziar a mente de pensamentos e o coração de emoções. “A vida te leva muito para fora, a meditação propõe que, com os olhos fechados, você se conecte e se observe internamente”, ensina Jerusha.
Para quem tem dificuldade em ficar sentado, ou se aquietar, a diretora orienta a começar pelo Tai-chi que, segundo Jerusha, é uma forma de meditar em movimento e que também leva à serenidade. “Mas para aprofundar a meditação, a pessoa terá de sentar em algum momento”, ressalta. 
Algumas técnicas taoístas dão o passo a passo para chegar ao vazio da mente e a permanecer no centro de equilíbrio do corpo. Uma delas é a de contrair e soltar o umbigo, sem se preocupar com a respiração. “É uma técnica que pode ser feita várias vezes ao dia, inclusive quando você estiver nervosa”, orienta Jerusha. Outro exercício indicado é inclinar os joelhos, com as pernas separadas, e posicionar os braços em círculo como se estivesse abraçando uma árvore. “Esse exercício é a porta de entrada da meditação e do Tai-chi, conforme nos ensinou o mestre Liu Pai Lin”, finaliza Jerusha.
Mensalmente, o Espaço Luz promove práticas gratuitas, como rodas de meditação. O local oferece ainda cursos com duração semestral, uma vez por semana, nos períodos da manhã e da noite.

COMPARTILHE
Artigo anteriorEVENTOS 10b
Próximo artigoTempo para pensar

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA