Um pedaço do Japão

0
988

Criada em 1956, a Aliança Cultural Brasil-Japão (ACBJ) tinha como finalidade incrementar e aprofundar o intercâmbio entre o Brasil e o Japão através do idioma e da cultura daquele país do Oriente. Passado mais de meio século, o intercâmbio só tem crescido e neste ano, quando a imigração japonesa completa 100 anos, mostra que o objetivo vem sendo atingido. Curiosamente, o primeiro presidente da ACBJ foi o poeta e acadêmico Guilherme de Almeida (1890-1969), que junto com outros intelectuais brasileiros e japoneses que aqui viviam fundaram a entidade.
Sem fins lucrativos, a ACBJ promove uma série de cursos voltados tanto para brasileiros como para japoneses e seus descendentes. Tem cursos de português para japoneses. Para quem quer aprender o japonês, ela desenvolveu uma metodologia própria, reconhecida pelo governo daquele país. Está autorizada a realizar exames de avaliação em proficiência da língua japonesa e pode emitir certificado reconhecido pelo governo japonês. Além disso, promove constante intercâmbio com estudantes, professores e pesquisadores vindos do Japão para o Brasil.
Mas não é só no idioma que a ACBJ promove o Japão. São inúmeros cursos de arte. Entre eles, cerâmica, ikebana (arranjos florais), origami (dobradura de papel), kirigami (dobradura e corte em papel, formando figuras), sumiê (desenhos), shodô (caligrafia), oshibana (quadros feitos com técnica de desidratação de folhas e flores), washi-ê (fabricação de papel), wrapping (confecção de embalagens), mangá (história em quadrinhos japonesa), literatura e haikais (poemas compostos por três versos) e outras atividades. Novas turmas são criadas de acordo com um número mínimo de interessados.
Segundo Yoko Nakaema, coordenadora e professora da ACBJ, “tanto brasileiros como descendentes de japoneses procuram a ACBJ para conhecer mais e melhor a cultura milenar do Japão, através do idioma ou das artes”.
A unidade da Rua Deputado Lacerda Franco foi inaugurada em 1985 e conta com uma oficina de cerâmica com forno para queima e salas de aulas para os diversos cursos que são ministrados ali.
A matriz da ACBJ fica no bairro da Liberdade.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA