Ao Senhor Diretor

0
1077

“A coluna Bicho & Cia., na edição 126 de fevereiro 2008, comete algumas imprecisões ao comentar a presença de animais em circos, além de não distinguir com clareza os circos que levam a marca Beto Carrero do parque Beto Carrero World, duas coisas bem diferentes.
Como se sabe, os circos vivem hoje uma situação surrealista em relação à posse e exibição de animais, sujeitos que estão inclusive à legislação inconstitucional por parte de municípios, enquanto tramitam no Congresso projetos de lei destinados a regulamentar adequadamente o assunto. Centenas de circos em todo o País e entidades como a UBCI – União Brasileira dos Circos Itinerantes, que represento, aguardam que tal situação se defina, para acabar de vez com a confusão.
Enquanto isso, muitos circos já não apresentam animais e outros, que ainda o fazem, se submetem sem problema às determinações municipais.
A apresentação de animais em circos remonta a uma tradição milenar, ocorre no mundo inteiro, como acontece, por exemplo, nos Estados Unidos, onde o maior circo talvez do planeta, o ‘Ringling Bros”, leva elefantes, tigres, leões, zebras, cavalos e outros aos seus três picadeiros, simultaneamente. Contudo, hoje, todos concordamos com a necessidade de encontrar soluções que resguardem as espécies. No entanto, há uma realidade que deve ser levada em conta, evitando-se o clima de caça às bruxas que tão facilmente se instala em movimentos do gênero, sejam ou não justificados.
Discordamos da coluna também na generalização quanto ao trato dos animais. Haverá casos inadequados, porém a maioria dos circos que tem a posse de animais, especialmente os de grande porte, cuidam deles com o zelo merecido, porque obviamente constituem um patrimônio. Outro ponto: os animais de circo já nasceram em cativeiro e vivem em média 50% mais que no habitat.
Quanto aos acidentes envolvendo animais, são incomuns. Acidentes em que pessoas são atingidas por animais são raros, sempre, segundo as investigações, porque essas pessoas não observaram as advertências.
Finalmente, em nenhum momento me pronunciei em nome do parque Beto Carrero World, cujo zoológico é considerado exemplar nas Américas.

Atenciosamente,

Wladimir Spernega
Presidente da UBCI
União Brasileira dos Circos Itinerantes

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA