A expressão da dança

0
953

O Espaço Rasa recebeu a bailarina Uma Sharma, ícone da dança clássica indiana, Kathak, entre os dias 20 e 26 de junho, para ministrar oficinas sobre sua técnica. A bailarina é conhecida mundialmente pelas expressões corporais e faciais.
Pela primeira vez no Brasil, Uma Sharma, que dança há 20 anos, já se apresentou em diversos países e ganhou quatro condecorações de presidentes. Embora o Kathak seja originário do norte da Índia e exista há cerca
de 2000 anos, a bailarina se destaca pela forma como desenvolve o trabalho rítmico dos pés associados a giros delicados das mãos e expressões quase teatrais e pelo modo que aperfeiçoou a técnica.
Ela explica que o Kathak tem uma similaridade com outras danças épicas como o Flamenco, por exemplo, mas o diferencial é que os músicos seguem seus movimentos e não o ritmo da música, como se espera convencionalmente. A improvisação é uma forte característica.
Além disso, o Kathak é uma dança que tem origem nos contadores de histórias, especialmente sobre Krishna, em templos e cortes. Uma Sharma introduziu a poesia de artistas antigos e contemporâneos, reveladas com muita sensibilidade por meio de seus gestos e expressões. Por essa razão, a bailarina é tão admirada e seus cursos concorridos. “Hoje eu sou a dança e a dança sou eu”, comenta ela.
Uma Sharma também esteve no Alto Rio Negro, Amazonas, e conheceu os índios Desanas. Deste encontro ela pretende criar uma coreografia fundindo as duas culturas: indígena e indiana. Do Brasil ela segue para o Canadá. Aos aspirantes a discípulos resta esperar nova visita ou viajar até Nova Delhi, capital da Ìndia, onde a bailarina mora e transmite seus conhecimentos. Por aqui, o Espaço Rasa ministra cursos regulares de Kathak, com a bailarina Andréa Prior. Confira mensalidade, dias e horários.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA