Tem folia na Vila

0
999

As escolas de samba da Vila Madalena, Grêmio Recreativo Escola de Samba Tom Maior e Grêmio Recreativo Escola de Samba Pérola Negra prometem fazer, este ano, um Carnaval inesquecível. Um pouco do que será mostrado no sambódromo já pode ser visto na quadras das escolas de samba, cujos ensaios já estão com pique total.
O enredo da Tom Maior será pura emoção: “Em grandes sertões veredas, o elo perdido se achou… Piauí, a Terra do Sol, me encantou! Com Frank Aguiar, o Rei do Forró, eu vou!”. A escola fala da cultura e das belezas do Piauí, a começar pelas descobertas arqueológicas na Serra da Capivara, bem no meio do sertão piauiense, e que abriga um dos sítios arqueológicos mais ricos do planeta e o maior acervo de pinturas rupestres do continente.
Como descreve o carnavalesco Marco Aurélio Ruffinn, tal fato coloca o estado no centro do mundo científico, e questiona a teoria clássica sobre o povoamento do continente americano. Cria-se uma nova teoria que diz que o homem primitivo veio de outro lugar, provavelmente da Antártida navegando pelos oceanos em grandes blocos de gelo até alcançar as Américas.
Com isso, a Tom Maior também vai mostrar as descobertas que revelam um Brasil pré-histórico pouco conhecido, onde há 85 milhões de anos viveram nossos ancestrais, além de dinossauros e a chamada “Megafauna”: mastodontes, tigres dentes-de-sabre, ursos e preguiças gigantes. Muitos anos depois, como forma de preservação, foi criado o Parque Nacional da Serra da Capivara que, em 1991, passa a ser considerado, pela Unesco, Patrimônio Cultural da Humanidade.
Além disso, o Piauí é cercado de lendas e mistérios que inspiraram, em 1968, o escritor Erich Von Däniken em seu best-seller “Eram Os Deuses Astronautas”. Segundo antigos manuscritos, esta terra ainda abrigou uma antiga civilização, onde o poderoso Deus Sol, era o Deus Pai. Desta civilização, possivelmente, ficou a expressão: “Piauí, a Terra do Sol!”. Para encerrar, a escola de samba mostrará a consolidação do Estado do Piauí, até a fundação da capital, Teresina, cuja ocupação das terras não foi um ato pacífico, mas marcado por lutas e sangue. A história continua sendo feita através do povo que carrega nas mãos a arte de transformar o fio, de moldar a argila, lapidar a pedra, trançar a palha, esculpir a madeira e trabalhar o couro. A cultura do Piauí vem representada também pelo músico Frank Aguiar, o “rei do forró”.
Já a Pérola Negra leva para o sambódromo em 2006 o enredo “Deus salve as Rainhas”. Atualmente, o Rei Momo é a figura mais importante do Carnaval. Pensando nisso, a Pérola achou que seria interessante inverter os papéis e homenagear a mulher através de uma viagem pelos quatro cantos do mundo para mostrar aquelas que se fizeram rainhas. Dentre elas, no embalo da noite, uma vez por ano, especificamente no mês de outubro, na festa de Halloween, se faz presente o magnetismo e o poder da “Rainha das Trevas”, em meio a bruxas, bruxos e tachos de poções milagrosas. Do magnetismo das trevas, se passa para os mistérios das cartas do tarô de Marselha, o mais clássico dos tarôs. Com seu 22 arcanos menores e 56 arcanos maiores, estes últimos com quatro naipes, cada um deles integrados com a figura soberana e majestosa da “Rainha do Tarô”: sempre pronta a desvendar os mistérios em busca do autoconhecimento, desse jogo que virou oráculo. E autoconhecimento é o que não falta a uma pessoa muito especial, que esbanja ao desfilar, muita graça, beleza e simpatia, e sempre pede passagem para seus súditos ritimistas e fiéis guardiões. Ela é a “Rainha da Bateria”, entre tantas outras que irão desfilar pela Pérola Negra.

Blocos

Além das escolas de samba, o Carnaval na Vila Madalena também será agitado pelo desfile de blocos, organizado pela Subprefeitura de Pinheiros. A “Banda da Grande Família” desfila, no dia 12 de fevereiro, a partir das 17h, pelas ruas Aspicuelta, Fradique Coutinho, Inácio Pereira da Rocha, passando pela Deputado Lacerda Franco, rua Morás, praça Senador Lineu Prestes, rua Simão Álvares e retorna à Aspicuelta. Outro bloco que irá desfilar na mesma data é o “Unidos Venceremos”, organizado por Gabriel de Toledo. Segundo ele, a bateria é composta por 30 pessoas, que tocarão um pouco de tudo, de samba à maracatu. Quem quiser participar basta ir até a concentração, que será na rua Simão Álvares, a partir das 12h, e cair na folia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA