Festival de botecos

0
928

Reconhecida como hábito cultural do paulistano e um dos mais importantes atrativos turísticos, a boemia de São Paulo é mais uma vez homenageada com um grande concurso de gastronomia de bares: a 2a. edição do Boteco Bohemia.
Durante todo o mês de outubro, os consumidores poderão se deliciar com a culinária botequeira, degustando os mais variados e saborosos pratos da chamada gastronomia de boteco e votar no petisco que mais lhe agradar. Os votos serão tabulados e contabilizados pelo instituto Vox Populis.
 ”O evento foi criado com o objetivo de valorizar e estimular o desenvolvimento da gastronomia de boteco, pois aproxima ainda mais os consumidores dos bares, oferecendo a oportunidade de conhecerem e degustarem as delícias preparadas por eles. Além disso, o festival aguça os sentidos das pessoas despertando a consciência sobre o prazer que um saboroso petisco, uma boa cerveja e um divertido papo entre amigos pode proporcionar”, conta Mariana Amazonas, gerente de marketing de Bohemia.
Como não poderia deixar de ser, os mais badalados bares da Vila Madalena estão participando do festival: Jacaré Grill, Galinheiro Grill, Empanadas, Bar do Biu e Salve Jorge. São estabelecimentos com “alma de boteco” que apresentaram seus petiscos para o gourmet Eduardo Maia que juntamente com uma comissão, selecionaram os pratos concorrentes. Além do voto popular, um corpo de jurados, formado por pessoas ligadas à gastronomia, ajudará a escolher não só o melhor aperitivo, como também o melhor atendimento, a forma de servir a cerveja, local com melhores condições de higiene e a novidade este ano será o “Garçom Nota 10”.
Depois do sucesso do evento em 2004, que contabilizou mais de 40 mil cédulas de votação válidas, a Bohemia preparou outras surpresas que vão inovar e agitar ainda mais o concurso gastronômico. Nesta edição, os bares concorrentes não podem repetir o petisco do ano passado e, quem saboreá-los acompanhado de uma Bohemia, será presenteado com um prato personalizado, que traz o tema do evento ilustrado. Floristas presentearão os clientes com buquês de flores e trigos e o garoto do amendoim vai distribuir potinhos com o aperitivo para abrir o apetite. E não pára por aí. Os cartunistas Capenee, Avilan e Jaber levarão lápis e papel para os bares para animar ainda mais o ambiente fazendo caricaturas.
A “Saideira” do festival acontecerá nos dias 5 e 6 de novembro. Todos os estabelecimentos participantes se reunirão no Moinho Santo Antônio, que vai se transformar numa verdadeira cidade cenográfica de bares paulistanos, com direito a shows, rodas de samba, DJ´s e claro, os petiscos concorrentes. A festa começará às 14h e terá shows de Zeca Baleiro, Paulinho da Viola, Luis Melodia e Sandra de Sá. A idéia é transportar para o Moinho Santo Antônio o “clima” de boteco, com cerveja gelada, boa comida e shows da verdadeira música brasileira. Os ingressos custam 20 reais e estarão à venda nos 31 bares participantes.

Novos Bohemios

O Projeto Novos Bohemios, idealizado pelo Bourbon Street e pela cerveja Bohemia, trouxe para a Vila Madalena uma viagem musical pela trilha sonora da velha e boa boemia (Tom Jobim, Pixinguinha, Vinicius de Moraes, Chico Buarque entre outros autores). Entre os dias 29 de setembro e 7 de outubro, aconteceram apresentações compactas do instrumentista Chico Pinheiro e novos cantores convidados em alguns dos principais bares do bairro: Bar Piratininga, Quitanda, Salve Jorge, Jacaré Grill e Empanadas.
“O bairro foi selecionado por ser muito representativo pelo seu espírito boêmio”, disse Valquíria Gonçalves, produtora do Bourbon Street, durante abertura do evento no Bar Piratininga. O projeto continua no Rio de Janeiro, no bairro da Lapa, até 18 de outubro. Devido ao sucesso do formato destes shows é possível que haja uma nova edição de Novos Bohemios em São Paulo, porém, sem data definida.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA