Quebrando recordes

0
1105

Em uma banda, o baterista sempre foi o integrante mais escondido no palco. Foi. Desde 1992, ano da inauguração do Instituto de Bateria Bateras Beat, o baterista passou a ter posição de destaque no palco graças a seu fundador, o baterista Dino Verdade, que criou o hábito de apresentações em duos, quartetos, quintetos e sextetos, colocando o instrumento à frente do palco, quando ainda morava em Brasília. E não parou por aí. Após várias iniciativas bem-sucedidas, agora, ele pretende entrar para o Guiness World Records, com, no mínimo, 505 bateristas tocando simultaneamente!
Atualmente, de acordo com Dino, o recorde mundial é de 504 bateristas. Para quebrar esta marca, ele pretende reunir bateristas de todo País em uma grande apresentação ainda em 2004. “Tudo depende do patrocínio”, comenta. Os interessados em participar do projeto Bateras 100% Brasil podem acessar o site do Instituto (www.bate rasbeat.com.br) e fazer a inscrição gratuitamente. Não há pré-requisitos e até mesmo crianças acima dos seis anos de idade podem se inscrever. A partir daí, o baterista receberá informações e poderá acompanhar o andamento do projeto que terá seu primeiro ensaio dia 12 de junho na Praça Charles Muller, a partir das 15h.
Características
A façanha não parece impossível, já que o primeiro passo foi dado em 2000, no festival Porão do Rock em Brasília, quando 64 bateristas executaram a peça Bateras 100% Brasil, se tornando o maior show de bateristas do Brasil. Em 2001, o projeto se fortaleceu, elevando o número de participantes para 88 bateristas.
Segundo Dino, este evento não foi criado para ser competitivo. Pelo contrário, o projeto tem como principais características incentivar e divulgar a arte de tocar bateria; proporcionar mais visibilidade ao País, que é rico em ritmos e sonoridades; trabalhar o lado musical do instrumento como em uma orquestra, na qual a bateria é a atração principal e juntar bateristas iniciantes e profissionais de renome nacional. Fazer com que crianças carentes tomem contato com a música e incluir o curso de iniciação musical como matéria obrigatória nas escolas também fazem parte da preocupação do Instituto, que ao longo dos anos vem formando bateristas de destaque no cenário musical nacional.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA