Feiras culturais

0
1110

Mostrar o que estão produzindo em praças e ruas, aproximando-se mais do público, já virou tradição para muitos artesãos. A Feira da Vila Madalena, por exemplo, já chegou à 27ª edição e vem gerando “frutos”, como a feira “Noel na Vila”. E a Feira de Artesanato da Praça Benedito Calixto também é fonte de inspiração para muitos artistas que buscam espaço para expor seus produtos; espaços estes que se tornam verdadeiros pólos de difusão artística e cultural.
Segundo Silvio de Paulo, um dos coordenadores da Feira de Artes da Praça dos Omaguás, localizada em frente à Fnac Pinheiros, os artistas se uniram à comunidade e a representantes da Subprefeitura de Pinheiros para inserir a feira, em atividade há dois anos e meio, no circuito cultural da cidade. O objetivo principal é não só usar a praça para divulgação do que os artistas produzem, mas também para dar um retorno cultural aos moradores e comerciantes locais. Além disso, Silvio enfatiza que o intuito da feira é destacar o produtor de artesanato, ou seja, não é um simples comércio, mas a valorização de quem faz arte.
Atualmente, 70 expositores participam da feira da praça dos Omaguás, oferecendo os mais variados produtos: bolsas, jóias e bijuterias, fotografias, bonecos e caixas de tecido, luminárias e esculturas. Uma boa sugestão para quem já está procurando um bom presente para o Natal.

“Cozinha”

Outro ponto de destaque na feira é a chamada “cozinha”, como diz Silvio. Bem no centro da praça, durante todo dia, acontecem apresentações de dança, circo, teatro e música. A cozinha também é um espaço para os próprios artesãos poderem mostrar o que estão fazendo em matéria de arte. “Nos espelhamos um pouco na Benedito Calixto, que tem o chorinho na área de alimentação”, lembra Silvio, acrescentando que o conselho da Feira de Artes da Praça dos Omaguás, composto por representantes dos artesãos, da comunidade e da Subprefeitura de Pinheiros foi formado há pouco tempo e que os resultados estão aparecendo gradativamente. “O conceito de cidadão artesão é muito novo, por isso precisamos de parceiros. O conselho está sendo bem aceito”.

Noel na Vila

Outro evento que irá agitar a Vila ainda este ano é a feira “Noel na Vila”, organizada pelo Centro Cultural Vila Madalena. Será uma feira de artesanato para quem quer comprar os presentes mais diferentes e também passar um dia agradável circulando pelo bairro que encanta paulistanos e visitantes.
Desta vez, o evento será realizado no dia 12 de dezembro, trazendo para o público o que há de melhor em artesanato – serão cerca de 200 expositores, corais natalinos, música instrumental e intervenções de rua como maracatu, ciranda, pastoril, bumba-meu-boi, tambor de crioula, malabares e grupos circenses. As crianças terão um presente especial: a presença de Papai e Mamãe Noel.
Os expositores já podem fazer a inscrição no próprio Centro Cultural Vila Madalena, das 10 às 17h.
Feira de Artes da Praça dos Omaguás e Noel na Vila: dois bons motivos para você ir à Vila Madalena.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA