O nosso dia-a-dia costuma ser bastante estressante: é trânsito, trabalho, família, afazeres… acaba não sobrando tempo para você gastar consigo mesmo. E, quando você tenta parar tudo por um momento e descansar, o que não para é a mente, que traz todos os problemas e pensamentos, agitando esse tempo que era para ser tranquilo.
Rosangela Mascarenhas de Mendonça é psicóloga clínica, especialista em cinesiologia psicologia – integração físico-psíquica, professora e pentacampeã brasileira de tae kwon do e massoterapeuta, reuniu várias técnicas de massagem para trazer um modo de fazer com que o paciente relaxe, ou como ela mesmo fala, controlar o macaco tagarela e agitado que mora na sua mente. “O macaco tagarela eu acredito que seja quando a pessoa deita na maca e não consegue respirar direito, fica ouvindo pensamentos, problemas, agitações, ruídos”, ela explica.
Depois de trabalhar por 17 anos no Anhembi Tênis Clube com massagens, ela decidiu vir para a Vila por sentir aqui um bairro alegre e quis trazer sua experiência para proporcionar um relaxamento profundo para os moradores e clientes da região.
Ela entrou em contato com a massagem ainda jovem, quando começou a aprender kung fu. “Naquela época o mestre já fazia massagem. E às vezes ele me chamava quando tinha que fazer massagem em alguém e eu admirava o trabalho”. Já na fase adulta, resolveu se profissionalizar na área, fazendo cursos na Associação dos Massagistas Orientais, curso de cinesiologia psicofísica e psicologia. “Procuro fazer uma massagem integrativa, juntar tudo. Integro massagem oriental, ocidental, muito também da percepção do que o cliente precisa. Sou psicóloga, não trabalho só com a dor, eu procuro te relaxar”, diz.
As sessões duram 50 minutos e são indicadas uma vez por semana. Ela também orienta os pacientes a prestar atenção na respiração, aprender a respirar corretamente e a conseguir meditar.
“A nossa vida está muito agitada, com muita violência, agressividade. E acho que a massagem é um gesto de carinho, uma gentileza que as pessoas estão precisando”, diz. Porque às vezes só uma horinha de relaxamento já pode fazer grande diferença no seu dia.