Tradição do Oriente

0
1093

Foto:

Tradição do Oriente

O Guia da Vila foi falar com Kaoru Ito, 74 anos, mestre da arte japonesa, artista plástico, publicitário. Durante muito tempo, quando as indústrias ainda não dispunham do computador nos seus departamentos de criação, um jovem talentoso de traço impecável desenhava peças de automóveis, uma a uma, até montar o projeto todo. Nas pranchetas da Toyota, com instrumentos como o aerógrafo, ele criou, até o ano de 1978, verdadeiras obras de arte que deslumbravam os olhares atentos de uma equipe acostumada à perfeição.
Hoje o mundo não é mais possível sem o computador. A não ser no ateliê de Sensei Ito – maneira respeitosa como o mestre é tratado pelos alunos – onde pinturas e desenhos de variadas técnicas e traçados se multiplicam em coloridas mensagens. Dragões, tigres, serpentes, peônias, lótus, sakuras. Os alunos, iniciantes ou profissionais, muitos deles premiados artistas, sem exceção, agradecem a oportunidade de aperfeiçoar.
São 56 discípulos que frequentam a escola atualmente e 38 deles vão participar da 4ª Exposição Comemorativa de Arte que acontecerá de 16 a 31 de julho. Na exposição, garante o mestre, “serão expostas algumas pinturas que praticamente não existem na praça, com vários nomes de ganhadores e artistas premiados”, revela sorrindo. “Meus alunos são todos profissionais”, acrescenta Kaoru Ito.
Disciplina não falta. Reconhecimento da equipe também não. Para concorrer a uma vaga para qualquer um dos cursos que a escola Shunkun oferece tem que enfrentar uma fila de espera. Além disso, o aluno perde a vaga na segunda vez que faltar à aula. Outra coisa que acontece, conta o professor, é “que às vezes o aluno entra na escola para fazer uma técnica achando que é bom naquilo, mas depois de algum tempo, eu o oriento para uma outra técnica que ele vai se sair melhor”. Segundo Sensei Ito, após um ano de curso, o aluno tem condições de fazer a venda dos quadros.
Artes plásticas, aerografia, pintura japonesa, Sumiê, Shodô, desenho comercial. Ao todo, são 28 técnicas artísticas trabalhadas na Shunkun. Para somar originalidade a isso tudo, a escola também oferece um curso de língua japonesa nos níveis básico e intermediário.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA