Direitos preservados

0
943

Foto:

Direitos preservados

O papel do Abrigo Reviver é oferecer cuidado e proteção para crianças cujas famílias ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir essa função. Hoje, são 45 crianças de zero a 18 anos que estão sob os cuidados da instituição, e a maior parte delas está à espera da melhoria da situação da família para poder retornar ao convívio do lar.
Os motivos das crianças acolhidas pela Organização são variados, de acordo com Andréa Leoncini, uma das responsáveis pelo gerenciamento de toda a estrutura local. Mendicância, maus tratos, abandono e pais drogados são algumas das situações que levam as crianças para o Reviver. A partir daí, a Instituição passa a ser a responsável pelo cuidado, proteção e fazer valer os direitos que estão no Estatuto da Criança.
O projeto começou em 1988 por iniciativa do padre Jan Solak, como Obras Promocionais de Cristo Ressuscitado, e mantinha um trabalho social voltado para o bem-estar da criança e do adolescente. Toda a ajuda vinha da comunidade do entorno, por festas promovidas pela própria instituição e uma parceria com a prefeitura paulista. Nesse percurso surgiu o Estatuto da Criança que, segundo Andréa, deu noção dos direitos da criança e isso foi importante para a instituição dar maior apoio ao desenvolvimento do adolescente.
Ao todo, são 40 funcionários fazendo parte de uma engrenagem que tem como objetivo tornar a instituição um verdadeiro lar cujas responsabilidades de convívio e formação estão preservadas, cumprindo o papel diário da família em relação aos filhos. São etapas cotidianas diferentes mas que precisam funcionar estruturalmente.
Diariamente, as crianças tomam o café da manha e vão para a escola. Os bebês vão com as assistentes para o banho, tomam mamadeira e as outras refeições. Tem o período de brincadeiras e o de soninho. Na parte da tarde, todos voltam e então se preparam para o jantar. É o lar que toda criança tem direito a ter.
Para levantar recursos, o Abrigo Reviver promove um bazar no local que funciona de terça à sexta-feira, a partir das 14h e fecha às 18h. Para o dia 14 de junho está programado um jantar com a apresentação da dupla Ronny e Rangel e o ingresso custa 100 reais. Você vai perder essa oportunidade de ajudar?

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA