Dois bares da região, Guilhotina e SubAstor, se destacaram por seus bartenders e fórmulas autorais para drinques clássicos e criações peculiares.
O Guilhotina é um dos mais novos do cenário etílico da cidade. O bartender Márcio Silva é um dos sócios da casa. O bar recebeu neste ano vários prêmios pelos drinques. A edição anual de Veja SP-Comer e Beber 2017-2018 elegeu o bar como “a melhor carta de drinques da cidade”, “o 2º bar revelação” e o “bartender do ano – Márcio Silva”. O bar também foi eleito como o 73º melhor bar do mundo, segundo a World 50 Best Bars e o júri do The Spirited Awards, premiação organizada pelo Tales of the Cocktail, que elegeu o bar como um dos melhores novos bares internacionais de coquetelaria do mundo, em evento anual que reúne bartenders do mundo todo realizado em Nova Orleans (EUA).
O ambiente do Guilhotina é descontraído e com muitas cores. O lema da casa é “beber um drinque sem muita frescura” e segue à risca. Pode-se beber no balcão ou apoiado em barris. Entre os destaques está uma versão original do clássico gim-tônica – gim com infusão de caju e manga, manjericão e pimentas moídas na taça. O Mr. Funk leva vodca com semente de coentro, cachaça envelhecida, maracujá, hortelã, pimenta e mel. Para comer, a indicação é o sanduíche de barriga de porco.
Outro bar, o SubAstor, inaugurado em 2009, fica no porão do restaurante Astor, foi escolhido como o 90º melhor do mundo, na lista da World 50 Best Bars, lista organizada pelo grupo William Reed, desde 2008. Segundo a Veja Comer e Beber, o bar tem a 2ª melhor carta de drinques e o bartender Fabio la Pietra ficou na vice-liderança como o melhor bartender do ano.
Para Fabio, “foi uma surpresa! Foi um grande dia quando recebemos a notícia”. Com esta distinção, o bartender diz “que profissionalmente é a melhor que recebi na carreira, (…) para os clientes e para a equipe um ponto de credibilidade, dedicação profissional e união entre nós”.
Como sugestão da carta do SubAstor, Fabio indica o “Bijoux Caju, a base de gim, vermuth branco com infusão de lúpulo, limão, amêndoa branca e mocororo, um fermentado a base de caju fresco”. Saúde!
Guilhotina Bar, Rua Costa Carvalho, 84, Pinheiros, Telefone 3031-0955, www.facebook.com/guilhotinabar
SubAstor, Rua Delfina, 163, Vila Madalena, Telefone 3815-1364, www.facebook.com/subastor