O bom da meditação mindfulness

0
2146

Foto: Gerson Azevedo

Gerson Azevedo
Vavi Königsberger é psicóloga, coach e especializada em mindfulness

Também conhecida como atenção plena, a meditação mindfulness ajuda a estarmos no agora.

Meditar é sentir e estar com consciência de sua respiração, sensações corporais, pensamentos, ações, e aceitá-los como são, sem julgamento. O programa mindfulness (atenção plena) ajuda a reduzir o estresse, a ansiedade e estar mais consciente de suas ações.

Vavi Königsberger, psicóloga, coach, é instrutora e conta que “os resultados que tenho com alunos e clientes é muito bom”, explica a profissional que mora e tem consultório na Vila Madalena.

Vavi conta que “uma paciente tinha um medo de enfrentar situações futuras e com algumas sessões da meditação mindfulness ela conseguiu se equilibrar e tomar as decisões necessárias sem sofrimento.” Ela afirma que a mindfulness é eficiente nos casos de insônia, depressão, transtornos alimentares e outras doenças com programas específicos.

Pesquisadores e estudiosos acompanharam pacientes que usavam medicamentos tarja-preta e depois de um período, com a ajuda da meditação mindfulness, conseguiram diminuir o número de remédios e com menos sofrimento.

O criador do programa é o pesquisador americano Jon Kabat-Zinn. Uma das premissas da mindfulness é não fazer pré-julgamentos, mas experimentar cada momento como o único que existe.

A psicóloga ensina as técnicas da mindfulness em oito sessões semanais de duas horas em grupo ou individualmente. “Geralmente, os grupos são formados a cada dois meses”, informa Vavi.

No final de fevereiro, Vavi foi convidada para conduzir uma meditação mindfulness no evento Meditação e Música no Escuro, no Armazém da Cidade, promovido pelos Trovadores Urbanos e Catraca Livre. “Esses eventos são úteis para que possamos apresentar mindfulness para um público maior, que ainda desconhece os benefícios da autoregulação emocial”, explica.

O resultado positivo da mindfulness despertou a atenção de escolas, hospitais e empresas que buscam profissionais do programa para ministrar o programa de meditação para seus alunos, pacientes e funcionários e, consequentemente, melhorar a saúde e aumentar o rendimento de cada um.

Vavi Königsberger, Telefone 3034-3709 e 99105-2689, vavicto@uol.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA