Fique atento|ao bruxismo

0
1697

Foto:

Fique atento ao bruxismo

Tanto crianças quanto adultos desenvolvem essa desordem funcional, que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. Saiba como reconhecê-la.

De acordo com informações publicadas no site do Hospital Israelita Albert Einstein, “até 20% da população têm bruxismo do sono pelo menos duas vezes por semana. E esse distúrbio está presente muito mais em crianças do que em adultos (de 10 a 20% das crianças; 8% dos adultos; e 3% dos idosos são acometidos por esse mal).”

O bruxismo é uma desordem funcional que provoca o ranger ou apertar dos dentes durante o sono. Segundo Thiago Sartoretto, dentista e um dos proprietários da Sartoretto Odontologia, a pressão constante pode provocar desgaste e amolecimento dos dentes. Em casos mais graves, podem ocorrer também problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula. “Além do desgaste e do amolecimento dos dentes, outro sintoma bastante comum é a dor de cabeça. Isso ocorre porque essa pressão acaba comprimindo os vasos sanguíneos e atingindo a raiz do dente”, explica.

É comum também aparecerem outros sintomas, como dor e zumbido no ouvido, dor na mandíbula e nos músculos da face. “Um tratamento multidisciplinar, com avaliação médica, odontológica e psicológica é bastante recomendável”, diz Thiago.Ele acrescenta que, na maioria dos casos, essa disfunção é causada por situações de estresse, tensão e ansiedade, mas somente um médico pode avaliar e chegar a um diagnóstico correto. “De forma geral, para proteger os dentes de desgastes e problemas maiores, nós, dentistas, indicamos o uso noturno de placas flexíveis de silicone ou rígidas de acrílico, moldadas de acordo com formato da arcada dentária do paciente. Os médicos também podem agregar ansiolíticos quando necessário”, informa.

Quando o ranger de dentes fica nítido de dia, recebe o nome de briquismo e é mais perceptível. Já com o bruxismo, muitas vezes as pessoas não sabem que têm a disfunção, principalmente porque ela acontece à noite, ao adormecer. “Os pais e os companheiros devem ficar atentos aos barulhos de ranger de dentes noturnos. Já os solteiros podem começar a desconfiar caso acordem com dores fortes nos dentes”, finaliza.

Sartoretto Odontologia
Rua Aspicuelta, 361, Vila Madalena
Telefone 3032-8193 e 2308-8193
contato@sartorettoodontologia.com.br
www.sartorettoodontologia.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA