A nutrição da corrida

0
1619

Foto:

A nutricionista Suzana Banumá

Ela é considerada um dos esportes mais democráticos, mas a corrida não é só colocar um tênis e sair por aí. É essencial também ter cuidados especialmente com a alimentação. “A corrida exige um treinamento bem específico para você evoluir. E pequenos cuidados alimentares fazem uma diferença absurda. Entre comer uma banana antes de correr e não comer nada, a diferença é enorme”, fala Suzana Bonumá, nutricionista especialista em Fisiologia do Exercício pela USP e diretora da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva.
Ela acaba de lançar o livro “A Dieta do Corredor” (Editora Academia), em que dá dicas sobre o tema, como o que comer antes, durante e depois da corrida ou como perder peso sem prejudicar a performance. “A ideia surgiu do volume de pacientes que eu tenho que são corredores. Reuni tudo isso para levar dicas comuns a esses corredores, para ajudar na rotina de treinamento e na maratona. É um livro bem prático, de fácil leitura”, diz. O livro é mais voltado para os corredores amadores, mas os profissionais também encontram informações muito úteis.
A diferença na dieta de um corredor para o de uma pessoa comum é que nessa dieta você precisa suprir todas as suas necessidades não só no dia a dia, mas também guardar energia para o treino. “O esporte deixa de ser saudável quando a alimentação não acompanha seu ritmo de vida. É possível fazer uma alimentação voltada para o treino mas dentro do contexto do dia a dia, que é cheio de imprevistos”, a nutricionista completa.
O gasto calórico de um corredor é maior, assim como a necessidade de diversos nutrientes, como cálcio, proteína, ferro e carboidrato. A corrida também aumenta a produção de radicais livres, não podendo faltar vitaminas oxidantes nas refeições, como a A, C e E.
Mas não ache que essa é uma dieta radical e com pouca alimentação. “É muito uma questão de quando, quanto e como. Antes de correr, tem que ter um consumo calórico adequado para ter energia suficiente para a corrida. E logo depois é o momento mais importante, onde está recuperando o músculo. Se você não cuida desse momento de recuperação, você não vai estar tão disposto no dia seguinte, não vai render tão bem”, ela finaliza.

Dra. Suzana Bonumá
Rua Realengo, 214
Telefone 3021-5833
sbonuma@me.com

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA