Aline Maia Atelier, a casa das cores

0
1676

A artista plástica mineira Aline Maia já teve peças incluídas em cenário de novelas da Globo, trabalhos expostos nas lojas do MAM, CCBB e MuBE e exportadas para países como Alemanha e Itália. Hoje, a vivacidade, o colorido e a simplicidade de suas esculturas em MDF e pinturas em tela podem ser vistos e comprados em um simpático espaço – misto de loja e atelier repleto de
boas energias – que ela acaba de inaugurar na Vila Madalena.

Se você está naqueles dias em que quer ‘curtir’ o mau humor e, por mero acaso, passar em frente ao número 375 da Rua Fidalga, no coração da Vila Madalena, cuidado! Ao se deparar com o astral e as cores fortes que emanam da casa e com as singelas e coloridíssimas obras de arte expostas desde a fachada do local, você corre o risco de sentir, na hora, uma vibração positiva e uma alegria capazes de reverter qualquer sentimento negativo. “Eu percebo que o colorido e o desenho ao mesmo tempo simples e lúdico das peças cativam as pessoas e arrancam sorrisos de quem entra aqui”, ressalta a dona do espaço – um misto de loja e atelier – Aline Maia.

Mineira, publicitária por formação e dona de um sorriso largo – também capaz de contagiar até os clientes mais sisudos- Aline tornou-se artista plástica sem nunca ter feito um curso na área.”Sou uma apaixonada por arte totalmente autodidata”, brinca. O que a move a criar é ter a possibilidade de passar para as pessoas, por meio de seu trabalho, um sentimento bom e provocar, com a mistura de cores fortes, um encantamento que seduz de crianças a quem já passou há muito dos 60.

As obras assinadas pela artista são, na maioria, peças em MDF e pinturas em tela, mas há também alguns objetos em cerâmica e ferro. Nas prateleiras da loja, chamam a atenção as coleções de árvores – da vida, do amor, da felicidade… -, animais, bonecas, palavras positivas e outras esculturas em madeira que dão vida a qualquer canto de uma casa.

Mas, atualmente, um de seus trabalhos que mais tem feito sucesso é a coleção que Aline batizou de Santas dos Bons Sentimentos, composta pelas Santa do Amor, da Felicidade, da Paz e da Alegria de Viver, esculpidas em diversos tamanhos. “Parto do princípio de que viver a santidade é algo que independe da religião, mas sim de cultivar e adorar aquele algo bom que vem de dentro da gente “, explica. Como boa apreciadora de arte, Aline também acolhe na loja trabalhos de outros artistas brasileiros, especialmente do Nordeste, que tenham uma proposta parecida com a dela. “Quero, antes de mais nada, cultuar a arte, oferecendo peças exclusivas que traduzam a nossa cultura”, afirma. Uma das preocupações da artista é renovar constantemente o estoque tanto das criações próprias como das de terceiros. “Já estou, agora, desenvolvendo peças para enfeitar as casas no Natal”, conta.

Antes de montar o novo espaço, Aline sempre trabalhou a portas fechadas, produzindo sob encomenda para lojas de todo o Brasil e de fora. Segundo ela, a experiência da loja própria tem sido muito gratificante pois, com o espaço aberto, ela tem a oportunidade de conviver de perto com o público, receber um feedback pessoal sob seu trabalho e divulgar ainda mais suas criações. “Decorei o espaço como se fosse uma tela, uma pintura viva, e isso tem atraído as pessoas. Muita gente passa por aqui e pede autorização para tirar fotos com a fachada da casa de fundo e isso me deixa muito feliz, pois tudo aqui foi pensado com muito carinho”, diz. (Lucia Oliveira)

Aline Maia Atelier, Rua Fidalga, 375, Vila Madalena, Telefone 97464-2465, Instagram e Facebook: @lojinhaalinemaiaatelier, de segunda a sábado, das 10 às 19 horas

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA