Uma nova forma de comércio

0
1390

Foto:

Instituto Chão

Aberto em maio, o Instituto Chão tem mercearia, café e espaço de convivência.

Em sua apresentação, o Instituto Chão se define como “uma associação sem fins lucrativos voltada para o aprofundamento da consciência crítica, da democracia e da igualdade de direitos, a fim de construir coletivamente o exercício da liberdade”. E escolheram a Vila Madalena por “ser um local onde existem consumidores mais dispostos a participar desse processo de comércio”, avalia Fábio Mendes, coordenador do Instituto Chão.

“Os produtos aqui vendidos”, explica Fábio, “são comprados diretamente dos produtores e fabricantes de produtos orgânicos e vendidos pelo preço de custo. Assim há transparência na comercialização e sem exploração do produtor ou de funcionários.”

Os próprios integrantes do Chão fazem o atendimento e a manutenção do espaço é feita graças à contribuição voluntária das pessoas que apostam nessa fórmula de comércio. “No início, recorremos a doações de aliados para fazer as primeiras compras e poder abrir as portas. Hoje, temos aliados que contribuem com R$ 60,00 mensais”. Ele informa que tem mais de 30 aliados e espera o ingresso de outros.

O café é outra fonte de receita para o espaço. Além do expresso, há diversas opções de sanduíches, pratos e bebidas. E ao fazer suas compras, o cliente pode fazer uma doação para o Chão. “As pessoas doam de 10 a 15% do valor do seu gasto”, informa Fábio.

Toda a linha de produtos vendidos na mercearia é composta de orgânicos devidamente certificados e adquiridos diretamente dos fabricantes e produtores. Doces, geleias, patês, azeites, vinhos, queijos, cervejas, e até orquídeas estão entre os vários itens. Cerâmicas vindas de Cunha também estão à venda. O espaço foi projetado pelo arquiteto Roberto Paternosso.

Logo na entrada há um lugar voltado para a venda de verduras e legumes orgânicos. “Para evitar o desperdício, ainda não compramos muita quantidade, mas aos poucos, e de acordo com as vendas, vamos aumentar a quantidade e a variedade”, afirma Fábio. O Instituto Chão abre de terça a sábado, das 10 às 20h.

Instituto Chão
Rua Harmonia, 123, Vila Madalena
Telefone 3530-0907
www.institutochao.org

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA