Músculos|ativados

0
1286

Foto:

Ativação Muscular Brasil

Nova terapia torna a musculatura mais eficiente.

É horrível não poder realizar tarefas corriqueiras do dia a dia por conta de dores, inflamações ou até pequenos incômodos que atingem determinado músculo. De acordo com o terapeuta Héctor Hernández, a habilidade do músculo de se contrair eficientemente garante sua movimentação normal e qualquer perda nessa eficiência pode provocar a diminuição na amplitude de movimento e na performance física.

Héctor diz que, quando acontece trauma, estresse ou uso excessivo do músculo, e este não consegue se recuperar, o resultado pode ser a debilidade muscular. “O sistema nervoso central detecta diversas formas de estresse e, como um mecanismo de defesa, inibe a capacidade dos músculos de se contraírem corretamente. Quando um determinado conjunto de músculos se contrai, os músculos opostos se alongam, provocando uma descompensação com o uso irregular de outro músculo”, explica.

Há dois anos no Brasil, o espanhol Héctor é o responsável por trazer as novas Técnicas de Ativação Muscular (MAT) ao país. “As MAT são um processo único e específico para avaliar a habilidade individual de desenvolver contrações musculares eficientes, comparando a amplitude de movimento do lado direito e esquerdo. Se um movimento é determinado como assimétrico, sabemos que um ou mais músculos encarregados de movimentar o membro com menor mobilidade é ou são potencialmente fracos”, explica.

As MAT nunca tentam mudar o músculo alongando-o, aquecendo-o ou massageando-o, ou seja, elas não tentam relaxar os músculos e sim ativá-los. E na medida em que são restaurados com as ativações específicas, é utilizado um sistema chamado “checks and balances”, que garante que todo e qualquer aumento de movimento e simetria seja acompanhado por melhorias efetivas na capacidade contrátil do músculo. “Um especialista em ativação muscular ouve as respostas do corpo e muda suas decisões de tratamento com base nessas respostas, assim, cada paciente é tratado como um indivíduo com suas próprias debilidades musculares e padrões de compensação. Com a melhoria das capacidades contráteis, a amplitude de movimento e a força, a pessoa vai sentir um aumento gradativo da capacidade para o exercício e do desempenho físico”, finaliza. Héctor atende atualmente na Vila e a primeira sessão é gratuita.

Ativação Muscular Brasil
Rua Harmonia, 801, Vila Madalena
Telefone para agendamento 2765-2128
www.ativacaomuscular.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA