Doenças da alma

0
2840

Angústia, depressão, ansiedade, medo, preocupação são problemas que atingem um grande número de pessoas atualmente. Ainda bem que existe a psicoterapia.

São muitas as situações que podem levar as pessoas a desenvolverem as chamadas “doenças da alma”. As exigências do mundo em função do “ter”, a falta de tempo para o lazer, as inúmeras tarefas por fazer acabam impedindo as pessoas de olharem um pouco para si mesmas e o autoconhecimento está ficando em segundo plano.

E num mundo caótico, onde as pessoas acabam esquecendo que são humanas e têm sentimentos, acaba acontecendo uma série de transtornos psicológicos, como angústia, ansiedade, medo, preocupação, que dão origem a males maiores, como a depressão. Dados da Organização Mundial de Saúde de 2012 mostram que cerca 350 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo, ou seja, aproximadamente 5% da população mundial, e esse número só cresce. 

No Brasil, 10% da população sofre de depressão, mas pouca gente ainda faz tratamento e terapia. Um estudo realizado na cidade de São Paulo mostrou que apenas um terço das pessoas com transtornos mentais severos – como a depressão grave, que pode levar ao suicídio – recebe o tratamento devido, muitas vezes até por desconhecimento.

E é aí que entra a figura do psicólogo, profissional que através de uma escuta atenta e de uma análise precisa é capaz de auxiliar e encaminhar aqueles que mais necessitam de ajuda. Segundo a psicóloga clínica Maria Aparecida Magro Ventura, da Ventura Psicologia, hoje já há um aumento na procura dos tratamentos psicoterapêuticos. “Acredito que as pessoas estão mais conscientes dos benefícios que a psicologia traz”, revela.

No consultório que atua no bairro há 30 anos e oferece psicodiagnóstico, psicoterapia individual, psicoterapia de casal, entre outras, as maiores queixas são relativas a problemas de relacionamentos e dificuldades escolares.

Um dos diferenciais da clínica é disponibilizar seus serviços para usuários de planos de saúde: Caasp, SPTrans, CETESB, Amil, Medial e Dixie.

Ventura Psicologia
Rua Teodoro Sampaio, 2.341, conj. 22, Pinheiros
Telefone 3812-8151 e 3819-4076
venturapsicologia@yahoo.com.br 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA