Lar, doce lar

0
1011

Foto:

.

Com a ida da mulher para o mercado de trabalho, cuidar da casa virou tarefa de um quase profissional. 

‘No meu tempo a mulher sabia cozinhar e aprendia até a fazer crochê para casar.’ ‘No meu, eram os filhos que assumiam os cuidados com os pais quando eles envelheciam.’ É muito comum ouvir essas frases das nossas mães e avós. Mas o tempo passou, levando com ele alguns hábitos. Se a mulher ganhou o mercado de trabalho, se ausentando das atividades domésticas, os homens tiveram de aprender na prática que organizar uma casa não significa “não fazer nada o dia inteiro”. “Eu me coloquei no lugar da mulher que trabalha fora e não consegue treinar a empregada. Mas, quando comecei a montar o curso, percebi que o problema era maior. Muita jovem não sabe cozinhar porque a mãe não ensina mais, tem gente que resolveu morar sozinho e gente que se separou”, conta a proprietária da Companhia do Lar, Ude Lorenzetti.
A empresa oferece cursos para os moradores da casa e os que cuidam dela. O Gerenciamento do Lar e Organização de Armários e Closets são exemplos de cursos que podem ser indicados tanto para recém–casados quanto para recém-separados. “Um curso de gerenciamento, com quatro horas diárias, durante três dias, custa R$ 390”, informa Ude. Os profissionais domésticos podem se aperfeiçoar e até mesmo se especializar nas modalidades oferecidas. Lavar e Passar são cursos específicos. Cozinha Básica e Limpeza e Manutenção são outras duas opções.
A Companhia realiza cursos especiais de formação para cuidadores de idosos, babás e diaristas. “Com o envelhecimento da população, tem aumentado a demanda por cuidador de idoso. Mostramos como a pessoa deve fazer para cuidar do idoso nas suas necessidades e dificuldades, e conhecimentos básicos para o idoso que é dependente. Claro que esse profissional não é enfermeiro, inclusive dizemos que ele não pode medicar”, diz a coordenadora dos cursos de babá, cuidador de idosos e do programa de reeducação alimentar, Eliana Rebechi.A equipe da Companhia não esqueceu de quem gosta de cozinhar ou quer aprender um pouco dessa arte. Há cursos de Cozinha para Principiantes, Cozinha para Micro-ondas, Culinária Saudável, Cozinha Vegetariana, Preparação de Drinks e Harmonização de Vinhos e Coquetéis. “Se a pessoa quiser montar um grupo ou quiser ter aula individual em atividade específica, também fazemos”, detalha Ude.
Além dos cursos, a empresa aceita pedidos para quem quer contratar serviços de personal organizer, treinamento de funcionários na própria residência e organização de eventos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA