O olhar de dentro

0
1109

Foto:

Jerusha, Monja Ana e Syowa

Para a sessão desse mês, selecionamos uma das práticas essenciais de um estilo de vida que leva a sério quando o assunto é a saúde física e mental. Trata-se da prática da meditação. “Toda pessoa que pensa pode meditar porque a meditação se fundamenta na consciência e, a consciência se expressa através do pensamento e da palavra”. Foi com essa definição que a Monja e médica taoista Ana, junto com Jerusha Chang, presidente do Espaço Luz, iniciou nossa entrevista.
Alcançar um equilíbrio mental, aumentar a capacidade do sistema imunológico, ter maior percepção do mundo exterior e uma utilização maior da sua capacidade cerebral, artística e emocional, são alguns dos benefícios destacados na matéria. Os relacionamentos pessoais também ganham qualidade. “Quando estou melhor comigo mesmo, a relação com o outro também melhora”, avalia a monja.
Uma prática correta de meditação começa no ato de respirar que, de acordo com Monja Ana, a grande maioria das pessoas respira errado e se oxigena mal, causando um mau funcionamento do cérebro por falta de oxigênio. “Estamos usando a metade da nossa capacidade mental e física; é como ter um carro bom, mas com pouca gasolina”, ilustrou.
Nas palavras de Jerusha Chang, a meditação é uma religação com a gente mesmo. Tem o objetivo de religar o micro com o macrocosmo. “Quando meditamos nos conhecemos. O autoconhecimento leva a uma vida plena de saúde física e espiritual”.
Monja Ana complementa dizendo que o grande segredo da técnica é encontrar a maneira pessoal de fazer os exercícios.
Ainda segundo Monja Ana, a sociedade vive mal porque vive para fora, para um mundo exterior de ilusão, das aparências e das formas e, meditar é o exercício de se olhar para dentro, voltar à atenção para o foco de energia interior. Para conhecer melhor esse assunto e outros, o Espaço Luz promove palestras, cursos e oficinas. Às quartas-feiras, o leitor pode participar de palestras gratuitas dadas pela monja Ana, levando 1 quilo de alimento não-perecível ou um brinquedo para doação.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA