Arte do|Brasil

0
1510

Foto:

Susana e Aline na loja da Vila

A reportagem visitou uma loja que vende mais que objetos de decoração e adornos – a Ponto das Artes oferece uma variedade grande de peças de artes do Brasil. Mas a tradição dessa empresa começa a se definir no início dos anos 1920, quando o patriarca da família Leon Mosditchian, responsável por um antiquário que trabalhava com arte oriental, sobretudo tapetes persas, resolveu sair de Paris, na França, para ganhar as terras brasilis.
De Paris para São Paulo, o arrojo do comerciante começa a dar sinais de progresso e poucos anos mais tarde, o filho Ochin Leon Mosditchian começa no ofício do pai, estabelecendo e definindo a linha comercial seguido pela família. O período serviu para consolidar experiência e qualidade, principalmente em serviços de restauro, limpeza e venda de tapetes persas.
Um problema bastante comum que acontece nas tapeçarias, explicam, é que, muitas vezes, as pessoas colocam um vaso sobre o tapete e acaba esquecendo. O tempo deixa o tapete com a marca do vaso e, além disso, o contato por um período grande da peça com o tapete danifica a trama do tecido, exigindo que o seu concerto seja feito no tear.
“O conserto do tapete persa exige conhecimento e experiência porque a parte artística tem que ser reproduzida”, comenta Susana Mosditchian, uma das responsáveis pela empresa que atualmente tem três endereços na capital: uma loja no bairro de Cerqueira César, outra está localizada no Shopping Center Norte e o terceiro estabelecimento, que a reportagem foi conhecer, está na Vila Madalena há cinco anos.
Na loja, além dos tapetes, objetos de decorações, armários e quadros de importantes artistas, o leitor também encontra peças que vão fazer bonito quando selecionadas para presentes. Há uma infinidade de objetos em madeira, porcelana e outras matérias-primas. Uma variedade grande de frutas brasileiras são réplicas perfeitas dos originais e se destacam pelas cores vivas, retificando a perfeição do artesanato.
A empresa continua do gênero familiar, além de Ochin e Susana, a filha Aline Mosditchian é responsável por uma das lojas. Tem estacionamento no local.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA