Aberto no início do ano, o restaurante Maria Escaleira, vem com a proposta de ser uma casa “de cozinha polonesa e do leste europeu”, é criação do casal Vanessa Medrado e Andrzej Wica.
O casal se conheceu quando Vanessa em 2000, decidiu ir para a Inglaterra estudar inglês e “dar um tempo na vida”. Em Londres, ela trabalhou como passeadora de cães e quando o inglês estava melhor, foi trabalhar em um restaurante indiano onde o futuro marido, Andrzej, era um dos chefs de cozinha.
A amizade virou namoro e no final daquele ano, quando Vanessa voltou ao Brasil, o relacionamento foi mantido através de cartas. “Depois de um tempo sem contato, em 2010 ele me procurou novamente. Retomamos o namoro e o convidei para ser sócio de um bar ou restaurante. Ele topou, mas ele queria ser além de sócio, marido e nos casamos em julho de 2011”.
A ideia era abrir o restaurante em Salvador, na Bahia. “Eu morava lá e achava que seria ideal. Mas com a morte de meu pai, precisei voltar para São Paulo para ficar com minha mãe e meu irmão e decidimos abrir a casa aqui na região da Vila Madalena”.
Andrzej é de Poznan, cidade que fica a oeste de Varsóvia, capital polonesa. Formou-se em hotelaria, gastronomia e nutrição. Passou por restaurantes na Inglaterra, Dinamarca e Noruega.
Depois de uma pesquisa, resolveram abrir uma casa com cardápio polonês. “Pratos triviais, com boa apresentação e qualidade nas matérias-primas. Adaptamos receitas da mãe de Andrzej e da minha família” conta Vanessa.
O sobrado onde fica o restaurante tem decoração simples e fotos antigas de São Paulo e Poznan decoram as paredes.
O cardápio tem pierogi, ravióli típico polonês recheado com queijo branco ao creme de batatas e ervas com bacon; goulash húngaro, picadinho de carne bovina acompanhado de arroz de coco; golabki, folha de repolho recheada com carne bovina e acompanhada de purê de batata e saladinha de legumes.
De sobremesa, o Sernik, bolo de queijo polonês com pedaços de pêssego, é a pedida.
Tem quatro sugestões de pratos executivos de segunda a sexta. Abre de segunda a sexta, das 11 às 15h e das 18 às 23h; sábado, das 11 às 23h.