Para encantar o paladar

0
1718

Foto:

Para encantar o paladar

Ano novo, hora de colocar em prática nossos desejos mais profundos: uns querem praticar mais esportes, outros querem estudar um novo idioma, e também tem quem queira se aperfeiçoar na cozinha, com pratos mais elaborados. Para quem quer se aventurar por fogões nunca navegados, a indicação é procurar um curso com quem tenha experiência reconhecida. Jean Nassó é francês, filho de mãe francesa e pai italiano, formado em gastronomia, e trabalhou nos melhores hotéis não só em Paris, como nos Estados Unidos e aqui em São Paulo.
Ele chegou aqui em 1989, para montar um restaurante, que acabou não dando certo. Mas ficou dando assessoria técnica em vários restaurantes de São Paulo e acabou montando seu próprio restaurante: primeiro nos Jardins e depois em Aldeia da Serra, onde ficou por 15 anos. Aí foi para os Estados Unidos para montar outro restaurante e foi convidado para participar de um programa da NASA para elaborar os novos cardápios das futuras missões a Marte, junto com biólogos e outros cientistas. Depois de dois anos voltou para cá e montou uma escola de gastronomia: “Uma escola dirigida para quem gosta de cozinhar”, avisa o renomado chef. Entre seus alunos há advogados, engenheiros, médicos, empresários e muita gente que gosta mesmo – e Jean Nassó informa que são mais mulheres do que homens frequentando as aulas. A maioria das aulas começa às 20 horas, em turmas de 8 a 10 alunos, no máximo, “para aprender mesmo e pôr a mão na massa”, como ele frisa. As aulas são dadas de comum acordo com o grupo: durante um mês, uma ou duas vezes por semana.
Em duas horas de aula, o aluno aprende a fazer três pratos, com direito a degustação no final da aula. Ele ensina desde entradas frias, massas, peixes, frutos do mar, carnes e muito mais. “É alta gastronomia mas simples, para que eles possam fazer em sua casa depois. Uso elementos e produtos como foie gras, peito de pato, funghi porcini, massas caseiras – feitas aqui. Depois indico onde eles podem comprar esses produtos”, informa Jean.
Além das aulas normais, a partir deste mês Jean vai ter aulas de enogastronomia – um enólogo vai, na mesma aula dada por Jean, ensinar como harmonizar comida e vinho, com direito a degustação.
Jean também desenvolveu uma linha de risotos liofilizados, com oito sabores. Ele ainda faz consultoria em gastronomia e aluga seu simpático espaço para pequenos eventos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA