Sofás, colchões, cadeiras, armários, restos de reforma ou de obras, tudo isso você já deve ter visto jogado nas ruas. Mas essas cenas vão ficar cada dia mais raras. Agora, a multa para quem for pego descarregando esse tipo de lixo nas vias públicas é de R$ 12 mil, soma que dói sensivelmente no bolso de qualquer pessoa.
Para acabar com o despejo desses materiais, a Prefeitura da cidade criou os Ecopontos: são 37 espalhados pela cidade e um pertinho da sua casa, aqui na Vila Madalena. Lá são aceitos resíduos da construção civil, desde cimento, entulho e tijolo, restos de azulejos e madeiras; além de móveis velhos, sobras de poda de árvore e outros materiais volumosos. Mas, atenção: apenas 1 m3 por dia por pessoa – isso corresponde a 18 sacos de entulho, e não é aceito gesso nem amianto.
Carmen Silvia Facioli, gestora de contratos de limpeza urbana da Subprefeitura de Pinheiros, fala sobre o Ecoponto: “Este serviço não é para facilitar as grandes obras, mas as pequenas reformas que são feitas por aí. Para grandes reformas, contrate uma caçamba particular, e veja se é uma empresa cadastrada para realizar o descarte em aterros corretos. Os Ecopontos são uma facilidade que a Prefeitura oferece”.
Ela comenta que a grande dificuldade é achar áreas disponíveis para aumentar o número de Ecopontos, pois a cidade está altamente urbanizada. “Este é um Ecoponto muito especial. Aqui em frente, no muro do Cemitério, era um ponto vicioso, as pessoas jogavam muito lixo. O muro com toras de eucalipto tem a cara da Vila, por isso este Ecoponto foi bem aceito”, comenta Carmen.
Aparecido Medeiros e Jorge Augusto do Nascimento coordenam a chegada de carros e pequenos caminhões no Ecoponto e controlam tudo que é descarregado. Eles reclamam que muitas pessoas não gostam de respeitar as regras, mas elas estão fixadas ali e devem ser cumpridas à risca. Eles lembram que resíduos orgânicos não são aceitos, e os bares do bairro, que são grandes geradores, devem contratar coleta particular.
O Ecoponto está à disposição da comunidade e é gratuito. Fique atento e denuncie se vir alguém fazendo descarte de materiais em locais não permitidos – ou indique o Ecoponto da Vila.
Ecoponto
Esquina das ruas Girassol
e Luiz Murat, Vila Madalena
Telefone 3034-6022
De segunda a sexta, das
8 às 17h, e sábado, das 8 às 15h
pinheiros@prefeitura.sp.gov.br