Lixo no lugar certo

0
1178

Foto:

Jorge e Aparecido, do Ecoponto

Sofás, colchões, cadeiras, armários, restos de reforma ou de obras, tudo isso você já deve ter visto jogado nas ruas. Mas essas cenas vão ficar cada dia mais raras. Agora, a multa para quem for pego descarregando esse tipo de lixo nas vias públicas é de R$ 12 mil, soma que dói sensivelmente no bolso de qualquer pessoa.
Para acabar com o despejo desses materiais, a Prefeitura da cidade criou os Ecopontos: são 37 espalhados pela cidade e um pertinho da sua casa, aqui na Vila Madalena. Lá são aceitos resíduos da construção civil, desde cimento, entulho e tijolo, restos de azulejos e madeiras; além de móveis velhos, sobras de poda de árvore e outros materiais volumosos. Mas, atenção: apenas 1 m3 por dia por pessoa – isso corresponde a 18 sacos de entulho, e não é aceito gesso nem amianto.
Carmen Silvia Facioli, gestora de contratos de limpeza urbana da Subprefeitura de Pinheiros, fala sobre o Ecoponto: “Este serviço não é para facilitar as grandes obras, mas as pequenas reformas que são feitas por aí. Para grandes reformas, contrate uma caçamba particular, e veja se é uma empresa cadastrada para realizar o descarte em aterros corretos. Os Ecopontos são uma facilidade que a Prefeitura oferece”.
Ela comenta que a grande dificuldade é achar áreas disponíveis para aumentar o número de Ecopontos, pois a cidade está altamente urbanizada. “Este é um Ecoponto muito especial. Aqui em frente, no muro do Cemitério, era um ponto vicioso, as pessoas jogavam muito lixo. O muro com toras de eucalipto tem a cara da Vila, por isso este Ecoponto foi bem aceito”, comenta Carmen.
Aparecido Medeiros e Jorge Augusto do Nascimento coordenam a chegada de carros e pequenos caminhões no Ecoponto e controlam tudo que é descarregado. Eles reclamam que muitas pessoas não gostam de respeitar as regras, mas elas estão fixadas ali e devem ser cumpridas à risca. Eles lembram que resíduos orgânicos não são aceitos, e os bares do bairro, que são grandes geradores, devem contratar coleta particular.
O Ecoponto está à disposição da comunidade e é gratuito. Fique atento e denuncie se vir alguém fazendo descarte de materiais em locais não permitidos – ou indique o Ecoponto da Vila.

Ecoponto
Esquina das ruas Girassol
e Luiz Murat, Vila Madalena
Telefone 3034-6022
De segunda a sexta, das
8 às 17h, e sábado, das 8 às 15h
pinheiros@prefeitura.sp.gov.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA