Retiro nas férias

0
849

A vida moderna das grandes metrópoles é marcada por muita agitação o ano todo. As pessoas se vêem cercadas por diversos problemas como a violência, o alto custo de vida, as disputas acirradas por melhores colocações no mercado de trabalho, engarrafamentos gigantescos, individualismo e outros dramas comuns da era contemporânea que se somam às questões familiares e pessoais.
Em meio a esse bombardeio diário da vida urbana, o estresse já se tornou uma espécie de companheiro do dia-a-dia. Em algumas épocas, como nas festas de final de ano, somos acometidos por uma cobrança extra em nossas vidas: é quando fazemos nossos balanços e reavaliamos as promessas não cumpridas. Tantas alterações emocionais atingem em cheio o organismo.
É hora de dar um basta! Que tal aproveitar a época de férias para fazer um retiro espiritual e dar um tempo para você checar a sua vida?
De acordo com a monja Gen Kelsang Pälsang, do Centro Budista Mahabodhi, o retiro é um momento especial em que o individuo para de “falar” e “fazer” para concentar a mente em uma atividade calma e serena. “É uma interrupção física e mental daquilo que nos polui”.
A monja explica que o grande desafio do retiro Tantra Mahamudra, que acontece entre os dias 25 e 29 de janeiro, é descansar na cidade. “É preciso aprender a relaxar, inclusive, fora dos ambientes favoráveis à meditação como montanhas e praias desertas. Nosso cotidiano é aqui e temos que saber lidar com o barulho”, observa.
Ela explica que o retiro é indicado para qualquer pessoa, independente da religião seguida, que necessite reorganizar e acalmar o caos emocional, reabastecer as energias, desenvolver o autoconhecimento, pensamentos positivos e transformar velhos hábitos. De qualquer forma, nestes cinco dias serão feitas sessões diárias de prática e ensinamentos budistas com diversos turnos de meditação com duração de 1h15 cada. O retiro Tantra Mahamudra custa 80 reais por pessoa. Comece 2006 com mais inspiração e sabedoria.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA