Restaurando tapetes

0
1150

A beleza e a tradição dos tapetes persas são coisas que não caem de moda. Porém, nem todo mundo sabe como fazer a manutenção dessas preciosas obras de arte. Na Galeria Ponto das Artes, além de conhecer o que há de melhor em obras de arte e artesanato brasileiro, é possível restaurar tapetes persas e deixá-lo como novo.
“A tradição em tapetes persas vem de família”, diz Ochin Leon Mosditchian, proprietário a Galeria. “Trabalhamos com venda de tapetes orientais desde 1923, em São Paulo, e também com o restauro de tapetes”. Segundo ele, todo tipo de tapete pode ser restaurado e isso pode ser feito através do conhecimento de como o tapete é confeccionado e do que ele representa como objeto de arte. “O tapete oriental, como qualquer outro objeto que a gente quer bem, precisa ser constantemente examinado. Evidentemente, não precisa ser limpo todos os dias, mas periodicamente deve-se verificar se o tapete está apresentando algum problema de franja, de caseado; se a parte do tapete que fica sob mesas, por exemplo, não está sendo danificada. Quanto maior o desgaste, mais dispendioso para arrumar e muitas vezes é irreparável”, observa.
Entre os desgastes que um tapete persa pode sofrer há aqueles causados pela falta de circulação do ar. “Se um móvel muito denso é colocado sobre o tapete, este pode mofar ou móvel pode marcar o tapete”. Outra agressão é causada pelo excesso de tráfego, ou seja, se o tapete for colocado em um local onde pessoas passam constantemente. “Já os tapetes mais rústicos, mais encorpados, podem ser colocados em lugares de maior uso. É preciso tomar cuidado com água, que também danifica o tapete e com urina de cachorro ou de gato. A urina destes animais tem um ácido que mancha o tapete e normalmente não tem como recuperar. Pode amenizar se passar um pano úmido com sabão no local”, acrescenta Ochin.
A limpeza deste tipo de tapete deve ser periódica, porém não se recomenda o uso de aspirador de pó diariamente. “Pode-se fazer uma limpeza superficial com água e vinagre e, dependendo de das condições do local onde fica o tapete, ele deve ser lavado a cada três lavagens de cortina”, ensina Ochin.
Vale ressaltar que a restauração é feita na Galeria Ponto das Artes localizada no centro da cidade. A empresa retira e entrega tapetes em casa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA