Planeje melhor sua vida

0
838

Sabe aqueles momentos em que você se sente perdido, quando nada daquilo que começa vai para frente? Ou quando parece que sua vida está fora dos eixos, sem objetivo nenhum que o faça sair da inércia? Este sentimento é mais do que comum nos dias de hoje, segundo a psicóloga Patrícia Aragão Morello. Para ajudar a colocar a vida das pessoas em ordem, ela adaptou o planejamento estratégico utilizado em grandes empresas para a vida privada.
“Quando trabalhava no terceiro setor comecei a perceber que as necessidades das pessoas que chegavam ao consultório nem sempre eram psicológicas, como dificuldade de relacionamento e temperamento. Às vezes a vida da pessoa está muito desorganizada e ela não consegue se organizar”, observa. Procurada por casais, pais e adolescentes, empresários e profissionais liberais, Patrícia diz que com o planejamento estratégico de vida é possível atingir grandes objetivos. “Num bate papo muito informal a pessoa começa a me contar a vida dela e os sonhos que tem, não importa se são absurdos ou não. Vemos o que é viável e o que não é, o que realmente é objetivo dela e o que não é vontade própria, mas o que viu na casa do vizinho. É colocar o pé no chão. Uma vez que ela descubra quais são os próprios sonhos isso muda de nome e passa a ser objetivo”.
A psicóloga conta que o principal ponto é definir os sonhos, os objetivos. Literalmente, a pessoa vai passar 30 dias anotando tudo que consome, para analisar seus gastos, e assim saber como e onde irá investir, definir o que realmente vale a pena. “Geralmente ela se assusta com o que gasta sem necessidade. Cortamos pequenas coisas que dão grandes resultados. É uma mudança de comportamento, a pessoa começa a valorizar o que ela tem, por menor que seja o valor”.
Depois de fazer o levantamento financeiro é hora de partir para a ação. O objetivo é mudar de emprego? Patrícia ensina o caminho, que começa com a preparação do currículo e a definição de onde a pessoa quer trabalhar. “Vamos então descobrir que caminho trilhar para atingir a meta, quanto tempo vai levar, que pessoas ela vai envolver e que pessoas ela não deve envolver, quanto vai custar. E ela tem que chegar a esse objetivo a qualquer custo. Nesse momento, o meu trabalho é cobrar. Não fez por quê? Ah não deu? Então, vamos mudar a estratégia. É uma cobrança sem julgamento e sem crítica”, lembra.
Cerca de 50% das pessoas que procuram Patrícia são por conta do planejamento estratégico de vida, o que demonstra os bons resultados do trabalho. Marque seu horário e vá em busca dos seus sonhos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA