Mãos à obra sem trabalho

0
1037

Se você pensa em reformar sua casa ou escritório e não sabe bem por onde começar, uma boa dica é consultar um profissional. Os resultados do trabalho de um arquiteto ou engenheiro têm conseqüências para a sociedade com um todo. 
Qualquer construção ou reforma requer muita responsabilidade e consciência de quem o está executando. Para o engenheiro civil Vicente Lopes toda reforma depende da capacidade financeira do cliente. “Às vezes, a pessoa imagina uma coisa que não é possível fazer. Fora a realidade financeira, nem sempre derrubar paredes é possível. É preciso que haja possibilidade técnica”. E para se chegar a esse consenso, é preciso que o profissional faça uma completa análise do imóvel.
Em contrapartida, o cliente também deve ficar atento antes de contratar um profissional. É preciso determinar as etapas do serviço, o valor e forma de pagamento, além de eventuais procedimentos de reajustes. Um contrato bem elaborado deve estabelecer multas e encargos por não cumprimento ou interrupção do serviço. O cliente deve ainda procurar ter referências de trabalhos realizados pelo engenheiro ou arquiteto, questionar as necessidades legais para a aprovação do projeto e a execução da obra e levar em conta as responsabilidades assumidas pelo profissional. É preciso, sempre, dar sugestões, afinal é mais fácil fazer alterações no papel do que modificar a obra quando ela estiver em execução. O projeto deve atender às suas necessidades e não as do profissional, que deve apresentar várias soluções viáveis. Antes de avaliar o custo de contratar um arquiteto, procure analisar o custo que terá sem sua contratação.
Segundo o engenheiro Marco Vieira, é importante se fazer um estudo dos materiais a serem utilizados na reforma, já que o mercado dispõe de variedade. “Muitas vezes a pessoa imagina um material que não é o ideal para o que será feito. Você tem coisas no mercado diferentes daquilo que você quer usar, mas que o visual é o mesmo. Por exemplo, um piso. Se fosse comprar um piso para um lugar de passagem que não seja para essa finalidade, em poucos meses vai estragar. Outra coisa é usar materiais que na manutenção sejam fáceis. Se usar uma tinta muito sofisticada na parede e depois quiser fazer um retoque, terá que fazer a parede inteira. Tudo isso é muito interessante na hora de uma construção ou reforma, dá um rendimento bom e um custo baixo de obra”.
Com essas dicas, fique atento na hora de reformar seu imóvel. Contate um bom profissional e mãos à obra.

Fonte: www.planetaimovel.com

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA