Fibras em destaque

0
1007

Suiang G. Oliveira

Usando muita criatividade e aproveitando a fartura de materiais do País, Zeco Beraldin se tornou referência nacional e internacional em matéria de decoração.
Tudo começou em 1987, no interior de São Paulo, com uma fábrica de seda para decoração e um pouco para moda. Ele e o irmão acompanhavam desde a criação do bicho da seda, a fiação, a tecelagem e, por fim, a estamparia. Logo eles já estavam trabalhando também com o linho e o algodão. Com o crescimento dos negócios, eles se dividiram e Zeco transformou um antigo galpão na rua Mateus Grou no Empório Beraldin. Ele apostava em materiais naturais na decoração numa época em que os materiais sintéticos ditavam moda. Até por uma questão econômica, as indústrias querem sempre produzir tecidos com fios sintéticos, porque os teares andam mais rápidos. Também é comum que algumas pessoas não saibam distinguir um tecido de fibra natural de um com fibra sintética. Mas Zeco encarou tudo isso com disposição e didatismo. E deu certo: mais do que uma bela loja de tecidos de decoração, o lugar começou a ditar tendências.
Ainda hoje no mesmo lugar, a loja é também uma grande mostra do que é exportado: móveis, tecidos, tapetes e objetos de decoração. Criatividade e bom gosto aparecem em cada detalhe, tanto nos materiais utilizados quanto nos objetos.
“O foco é desenvolver produtos brasileiros com materiais brasileiros, porque o País tem em abundância todas as fibras naturais e uma vocação imensa para o artesanato”, diz Zeco, lembrando que o design brasileiro é arrojado e respeitado lá fora.
Materiais
O sucesso de seu trabalho está apoiado em materiais como seda, algodão, linho, couro, pastilhas de coco, chifre e osso.Ele costuma participar desde o desenvolvimento seja da fibra, do fio ou das pastilhas – um processo que demora de um a dois anos.
Também se orgulha de ter “relançado” o sisal. “Apostei no sisal, sempre gostei dele, inclusive usava na minha casa, como carpete. Ele pode ser lavado e limpo, sem deformar, é uma fibra muito resistente, muito forte mesmo. Esse é um produto bom, bonito e barato. Agora ele está muito popularizado, mas eu continuo apostando nele. Acabei de desenvolver uma nova trama, muito bonita, com novas cores.”
Mas seu ineditismo não pára. “Estou trabalhando agora com uma nova fibra vegetal, da Amazônia, que está em processo de desenvolvimento para tapetes, tecidos, acessórios, uma novidade que devo lançar em breve”.
Desse modo, ele conquistou renome nacional e também outros países. Tanto que acaba de inaugurar um showroom na Cidade do México, mas os produtos “made in Brazil by Empório Beraldin” são encontrados em aproximadamente 50 lojas em Nova York, São Francisco e Los Angeles. Nova Zelândia, Austrália e alguns países da Europa estão na rota de exportação de Zeco Beraldin.
Gerando empregos
No Brasil, ele gera uma centena de empregos diretos e calcula que chegue perto de mil indiretos. Zeco utiliza muita mão-de-obra de bordadeiras, costureiras e artesãos de Minas Gerais; e também gente no Rio Grande do Sul, Paraná, com as pastilhas de chifre e osso; no Nordeste com o sisal; e os tecidos no Rio de Janeiro e São Paulo. “E agora também no Tocantins, com o capim dourado”, diz ele orgulhoso de seu negócio.
Zeco provou que é possível aliar conforto e sofisticação. E completa: “Decidi trabalhar com materiais naturais não só por ser ecologicamente correto, mas também porque eles trazem uma sensação gostosa de contato com a natureza”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA