Boca sempre saudável

0
1452

Para preservar a saúde bucal e evitar problemas que podem se estender pela vida toda são recomendadas visitas periódicas à dentistas, desde que a primeira dentição esteja completa. Afinal, assim como em outras áreas da saúde, é na infância que se diagnostica e previne desequilíbrios de oclusão nas arcadas dentais.
Segundo a ortodontista, Maria Theresinha Barbosa Borges, toda e qualquer má oclusão dentária não deve ser ignorada a fim de evitar interferências durante as trocas dos dentes de leites e a formação da arcada dentária definitiva. Sobremordidas profundas (causadoras de deslocamento das articulações), apinhamento de dentes e mordidas cruzadas são alguns casos que podem ser diagnosticados e tratados precocemente. “A arcada dentária é influenciada pela cinta muscular que a rodeia: lábios, língua e bochecha. O pressionamento errado da língua (deglutição atípica), do musculo do lábio, mastigação não bilateral, respiração bucal, são causadores da maioria dos problemas futuros. A má oclusão interfere, inclusive, na fala e na harmonia do rosto”, observa.
Aparelhos Miofuncionais
A dentista explica que para corrigir dentes e todo o ambiente da arcada em crianças até os 8 anos são indicados aparelhos miofuncionais e removíveis. São aparelhos feitos de silicone, material atóxico. Para maior eficácia são usados enquanto a criança dorme ou em determinados horários do dia, corrigindo arcada dentária, enquanto as suturas ósseas não estão fechadas.“Aparelhos miofuncionais evitam, na grande maioria dos casos, que a criança use aparelho fixo posteriomente, quando estiver na adolescência ou idade adulta”, afirma Maria Theresinha.
É importante lembrar que desde cedo os pais devem cultivar na criança bons hábitos de higiene e acabar com os maus hábitos como sucção de dedo e uso prolongado de mamadeira. Além disso, estar habituado com o ambiente de consultórios odontológico, torna a criança mais confiante no dentista, fazendo com que o tratamento seja tranqüilo e sem traumas futuros. Portanto, comece desde já a cuidar do sorriso do seu filho!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA