Tapetes para todos os gostos

0
1620

Kelly Monteiro

Frio lembra aconchego. Aconchego lembra um cantinho gostoso para ficar. Esse cantinho lembra a nossa casa, um lugar de recolhimento, onde podemos ficar bem à vontade, esquecidos do mundo do outro lado da porta. Para deixar esse lugar especial ainda mais gostoso, um item não pode faltar na decoração: tapetes. Felpudos ou não, de fibras naturais, lãs, tiras de tecido, feitos em tear manual, de sisal, couro de boi e carneiro, arraiolo… Não importa! Os tapetes são o complemento ideal para qualquer ambiente, ainda mais no inverno.
Apesar da industrialização, a tapeçaria manual não perdeu sua importância, pois a máquina não substitui a estética e a beleza das peças artesanais. A tapeçaria artesanal conta também, além da agulha, com o auxílio de teares que aceleram a produção sem perder a origem artesanal dos motivos e técnicas de tecer. Como arte, a tapeçaria no último século se desenvolveu e se equiparou em beleza e criatividade à pintura.Como técnica, pouco se desenvolveu, havendo como única mudança a liberdade dos artistas e artesãos atuais na utilização livre das técnicas existentes. 
Na Vila Madalena, o que não faltam são opções para você encontrar o tapete que vai fazer toda a diferença na sua casa ou apartamento. Na Ôoh de Casa, por exemplo, há tapetes e passadeiras de diversos tamanhos, feitos com sobras de tecidos em uma comunidade no interior de Minas Gerais, bem artesanais. De Minas ambém são trazidos os tapetes da Cravatá. Quem preferir tapetes indianos (kilim), de lã ou algodão sintético (em promoção), irá encontrar na Jaipur e para criar um ambiente descontraído, vale conhecer a Cobras e Lagartos. Tire o sapato antes de entrar na loja e “deslize” sobre os coloridos tapetes feitos cuidadosamente à mão.
Para criar um ambiente mais tradicional, há várias opções na Vladimir Boniconte Decorações. Além das peças para pronta entrega em sisal, juta, rami, algodão, etc., a loja também faz tapetes e carpetes sob medida e de acordo com o gosto do cliente. Este mesmo serviço e variedade estão disponíveis na Zarif Tapetes.
Apesar dos tapetes serem confeccionados com materiais resistentes, para mantê-los em boas condições são necessários certos cuidados. A limpeza é essencial, pode ser feita com aspirador de pó e, caso o tapete esteja muito sujo, deve ser levado para uma lavanderia especializada. Se for lavar em casa, é preciso atenção redobrada. Uma boa sugestão é utilizar uma solução de água e sabão neutro. Com um pano de algodão embebido nesta solução, molhe uma pequena superfície da tapeçaria pelo lado do avesso, ou na borda. Assim, é popssível se verificar se as cores são firmes, ou seja, se não desbotam ao serem lavados. Vermelhos e azuis escuros têm mais tendência a desbotar.
O tapete deve ser lavado em bacia, com água morna e uma pequena quantidade de sabão neutro. Deixe ensopar bem e com uma esponja esfregue suavemente pelo lado direito, sem pressionar ou enrugar a peça. Enxágüe com água fria até o tapete ficar livre da espuma. Estenda-o em uma superfície lisa com o lado direito para cima. Com um pano, absorva o excesso de umidade. Deixe secar à sombra.

Fonte: http://www.artmaya.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA