Mercado em expansão

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Kelly Monteiro

O mercado imobiliário voltou a crescer na Vila Madalena, que já era um bom referencial para lojas de artesanato e moda, ateliês, bares e restaurantes. Mas, que tipo de imóvel as pessoas procuram mais? Elas preferem comprar ou apenas alugar?
Segundo Suely Pacheco, da Pacheco Imóveis, as vendas e locações neste segundo semestre estão melhorando, paralelamente ao aquecimento da economia. “Há alguns pontos favoráveis como os financiamentos e os consórcios, então, vagarosamente, inquilinos estão se tornando compradores”, diz. Quando se fala em imóvel residencial, Suely informa que o tipo mais procurado ainda é o apartamento, por motivo de segurança. Outro fator que interfere na hora de comprar ou alugar é que as pessoas preferem morar próximas do local de trabalho. “E quem está na Zona Oeste, por exemplo, não quer sair. As pessoas se aconchegam nos bairros e não querem mudar”.
Na área comercial, Suely lembra que o mercado imobiliário cresce devido também aos investidores, aqueles que compram imóveis para depois alugar para o comerciante. Essa procura tem aumentado tanto que a Agência 1 Empresa Imobiliária, especializada exclusivamente na Vila Madalena e Vila Beatriz, montou um departamento focado na locação e venda de imóveis comerciais, com corretores que prestam consultoria completa para os clientes que desejam abrir um negócio, desde a escolha da atividade até o local, passando pela análise de estudos mercadológicos. “Temos alugado muitos imóveis comerciais principalmente para bares, restaurantes, danceterias e lojas. A Vila é uma das regiões mais procuradas para isso”, diz o proprietário da Agência 1, Silvério Ribeiro Soares.

Mudança de perfil

Silvério observa que os imóveis mais procurados para fins comerciais são casas antigas ou galpões, que precisam passar por toda uma adaptação para abrigar empreendimentos como bons restaurantes e casas noturnas sofisticadas que estão chegando cada vez mais ao bairro. “Acabamos de alugar um imóvel para um restaurante que está incluído entre os cem melhores do mundo e para a Kiss Me Bar & Disco”, exemplifica. Na opinião dele, o perfil do bairro está se modificando: “Diria até que a Vila Madalena vai, daqui a pouco, estar como a Vila Olímpia, só que melhor porque o público é mais adulto e com mais poder aquisitivo. Como ainda existem muitos imóveis para serem vendidos e alugados a tendência é mudar um pouco o perfil do público que frequenta a Vila”.

Localização

Silvério diz ainda que as ruas preferidas para se instalar um ponto comercial são a Fidalga, a Aspicuelta e a Girassol, além das transversais Wisard e Purpurina, ou seja, bem no “miolo” da Vila. Outro local bastante procurado é a rua Delfina e imediações, onde já estão localizados alguns bares e restaurantes.
O zoneamento ainda é um fator que restringe o investimento em algumas áreas, não sendo possível conciliar, por exemplo, uma butique e uma confecção em um mesmo local, dependendo de onde for o imóvel. “Mas isso vai melhorar com a nova lei que entrará em vigor em 2005 e que dará um pouco mais de flexibilidade ao zoneamento”, completa.

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