Irradiando beleza

0
1093

Imagine que em vez de enfrentar dietas malucas, cremes caríssimos e horas exaustivas de academia; seja possível conquistar uma beleza que vem de dentro para fora. Uma personalidade calma e relaxada pode influenciar não só no equilíbrio emocional, mas também em um corpo e rosto saudáveis e, por que não, bonitos.
Estresse é a palavra do momento. Estamos submetidos a um bombardeio de estímulos estressantes que põe à prova a capacidade de adaptação do nosso organismo e da mente. Entre suas conseqüências estão a ansiedade, a insônia, o cansaço físico e mental, dores de cabeça, distúrbios circulatórios, redução das defesas imunológicas, agressividade entre outras. Mas como prevenir ou diminuir esses danos? Regularizar a alimentação, o trabalho, o descanso e evitar a vida sedentária são um bom começo.
Muitas pessoas procuram o Tai Chi Chuan, pois é comprovadamente benéfico para prevenir e reduzir o estresse, ajudando no relaxamento dos músculos e tendões, aliviando as tensões acumuladas, e atuando diretamente no estado mental e emocional, tranqüilizando e equilibrando. “O ciclo de energia do corpo dura 24 horas, assim como os meridianos. Quando ele atrasa ou adianta não há harmonia com a natureza levando ao adoecimento do organismo”, diz Jerusha Chang, orientadora de Tai Chi Chuan do Espaço Luz, e uma das primeiras discípulas do Mestre Liu no Brasil. “Se a energia não está forte o sangue não é impulsionado para as extremidades que ficam frias: pulso, umbigo e pés. Certas partes do corpo que correspondem a determinadas emoções: fígado/raiva, baço/preocupação, rim/medo e assim por diante, quando bloqueadas retêm impurezas dando sinais de que a pessoa não está bem no próprio semblante”.

Rejuvenescimento

Jerusha explica que as pessoas estão mais receptivas às energias pela manhã, horário yan. Por essa razão, é o melhor momento para a prática do Tai Chi Chuan, considerado também uma meditação em movimento, pois ao mesmo tempo em que fortalece todo o organismo, cultiva a serenidade proporcionando uma grande paz de espírito, refletindo em uma aparência mais bela. “O treino do Tai Chi Chuan rejuvenesce no sentido de ter nossa energia gasta recuperada. Não podemos mentir nossa idade cronológica”, observa Lúcio Leal, diretor do Espaço Luz e também discípulo do Mestre Liu. Ele explica que o teinamento da energia vital é realizado de forma lenta, suave e circular, sendo os exercícios básicos e fáceis de aprender. “Eu mesmo, aos 18 anos, sofria com as crises de dores no nervo ciático”, recorda, sem o menor sinal de desconforto.
Esse resgate do corpo e mente, o contato com nosso interior, com a natureza e a descoberta de valores mais sólidos podem transformar o indivíduo. É claro que todo mundo quer ser belo e despertar olhares de admiração. Para isso, vestem-se bem, fazem plásticas, procuram se apresentar da melhor maneira possível. Isto é até bem louvável, pois demonstra auto-estima e respeito com as outras e pessoas, mas não é o mais importante. A verdadeira beleza está na alma. Esta sim, é que irradia a beleza para o exterior.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA