Enfeites simbolizam o Natal

0
1071

De todas as festas cristãs, o Natal é uma das mais bonitas, pois é carregada de cores, de luz e de símbolos muito ricos em significados. É nesta época que esses símbolos ficam mais em evidência, pois os trazemos para dentro das nossas casas, buscando a harmonia, a paz e a compreensão da verdadeira mensagem de Deus.
Cada um dos símbolos desta época do ano foi incorporado nas mais diferentes culturas no mundo, inclusive no Brasil, graças a referências históricas ou lendas. Eles saíram do imaginário para tornar a data mais alegre. Além disso, Natal sem Papai Noel, presépio, árvore e troca de presentes parece não fazer sentido!
As árvores de Natal, por exemplo, representam a esperança, tão necessária nos dias de hoje. O pinheiro ou o cipreste mantém suas folhas sempre verdes, mesmo no inverno, ou seja, mostram que diante das dificuldades não devemos desanimar. Para enfeitá-las, uma boa sugestão são as estrelas. Estes corpos celestes têm um papel determinante na história cristã pois foi uma delas que mostrou o caminho aos três Reis Magos até Jesus. As bolas coloridas representam os frutos do que plantamos em nossa vida e o sino, muitas vezes também colocado nas árvores, anuncia um tempo de alegrias. As velas complementam a decoração porque simbolizam a luz do nascimento de Cristo e a troca de presentes, geralmente dispostos aos pés da árvore, lembram a necessidade de partilha e de generosidade.
Aliás, essa troca pode ter surgido graças à São Nicolau, santo que teria sido a inspiração para o mito do Papai Noel. Ele presenteava as pessoas no período natalino e acredita-se, ainda, que a doação de presentes pode ser também inspirada na oferta feita pelos Reis Magos a Jesus. Quanto ao presépio, há quem diga que ele surgiu com São Francisco de Assis: em um Natal, nos fundos da igreja onde ele celebrava missa foi feita a representação do nascimento, com Maria, José e o Menino Jesus em uma manjedoura.
Hoje, o mercado dispõe de uma infinita gama de objetos de decoração para o Natal, principalmente na Vila Madalena, onde você vai encontrar peças que aliam bom gosto à preços acessíveis. E, o que é bastante importante, a maioria das lojas valoriza o que há de melhor em matéria de artesanato brasileiro. Confira onde encontrar e aproveite as dicas!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA